Pular para o conteúdo principal

Três pessoas ouvem as orientações sobre alimentação saudável na Praça do Confisco.
Foto: Andréa Moreira/PBH

Centro de Saúde Confisco promove Saúde na Praça

criado em - atualizado em

Visando a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a ocupação dos espaços públicos com lazer e informação, o Centro de Saúde Confisco (C.S. Confisco) realizou, dia 29 de junho, na Praça do Confisco, o evento “Saúde na Praça”.

 

O público, cerca de 500 pessoas, entre estudantes das escolas próximas e os moradores do entorno da praça, visitou os estandes organizados para falar de assuntos de interesse da população, como DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), abordagem à gestante, dengue, hipertensão e diabetes. Em cada estande, a pessoa recebia orientações, material informativo, brindes e um vale-lanche. Quem participou, além de aprender, também pode degustar de canjica, salada de frutas, pipoca e algodão doce, tudo preparado com muito cuidado pelos profissionais que trabalham na unidade de saúde. Enquanto isso, outras atrações divertiam as pessoas: apresentação do grupo de percussão da Escola Municipal Anne Frank, apresentação de dança cigana, aulão da Academia da Cidade e aula de Lian Gong.

 

Foram convidados para participarem do evento os diversos equipamentos do território, como o CRAS Confisco, Academia da Cidade, E.M. Anne Frank, E.M. Alice Nacif, E.E. Madre Carmelita, Projeto Verena, Centro Cultural Pampulha, entre outros. Estudante de 14 anos da E.M. Anne Frank, Maria Eduarda Pereira da Silva gostou muito de participar: “Fui na barraca da DST e da pescaria. Achei bom porque já estou estudando sobre isso. É sempre bom falar do assunto”, disse.

 

Integrante do Conselho Local de Saúde do C.S. Confisco, Valdir Ribeiro de Almeida ressaltou a importância da parceria para a realização do evento: “A ideia foi da gerente, mas o Conselho Local apoiou, trabalhando em parceria. Conseguimos arrecadar várias as coisas como frutas, pães para o cachorro quente, sucos. A equipe de Zoonoses cuidou da pescaria. Foi ótimo.”

 

Yolanda Reis França, mãe do Juliano (1 ano), mora há 3 anos no bairro e frequenta a unidade de saúde: “A festa está muito boa. Passei na barraca da gestante e da odontologia. Aprendi que é possível fazer o exame de prevenção mesmo estando grávida.” Para Maria Efigênia Rodrigues Silva (72) que mora há 22 anos no bairro, foi um momento de aprendizagem: “Na barraca, a moça explicou sobre o diabetes. Já passei em várias barracas. Estou gostando muito.”

 

Trabalhando há 17 anos na unidade como médico da família, Daniel Augusto ressaltou a importância da aproximação entre trabalhadores da saúde e população: "O encontro na praça foi uma excelente oportunidade de contato mais próximo com a nossa população. Um momento lúdico e educacional, com mais calor humano e acolhimento. Gostei bastante desta experiência. "

 

Gerente do Centro de Saúde Confisco, Doriana Ozólio Alves Rosa explicou que a proposta era de que as Equipes de Saúde da Família e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) fizessem a abordagem dos temas propostos, oferecendo orientações quanto ao auto-cuidado e a co-responsabilidade do usuário em relação à sua saúde. “Foi também uma oportunidade de informar à comunidade sobre os serviços oferecidos pelo SUS/PBH e de promover a ocupação da praça com eventos que promovam a oportunidade de empoderamento e pertencimento da população.”