Pular para o conteúdo principal

Cerca de 10 usuários fazem Liang Gong em área coberta; ao lado, mesa com refrigerantes e quitutes.
Foto: Divulgação

Centro de Saúde Califórnia comemora 4 anos de Liang Gong

criado em - atualizado em

Muita alegria e entusiasmo marcaram as comemorações de quatro anos de realização do Lian Gong no Centro de Saúde Califórnia, localizado na Avenida Castanhola, 227, na Regional Noroeste. O Lian Gong, terapia chinesa que alia prática corporal milenar do Oriente aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, é oferecida para usuários do Centro de Saúde e moradores do bairro Califórnia e adjacências.
 

A prática é conduzida pela Técnica de Enfermagem do Centro de Saúde, Adriane Librelon e foi especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. “Hoje sou grata a PBH pela oportunidade de ter me ofertado o Curso de Lian Gong, e ao Centro de Saúde Califórnia, por permitir implantar essa prática chinesa de promoção em saúde. Como Instrutora, fico satisfeita com a resposta positiva da população. Percebo a alegria com que os usuários chegam para as aulas”, disse Adriana.
 

“Foi com muita alegria que comemoramos os quatro anos de realização do Lian Gong no Centro de Saúde Califórnia. Isso só foi possível porque contamos com uma Instrutora bastante comprometida com a prática e por termos uma efetiva participação de usuários motivados. O Lian Gong, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, permite um espaço de socialização e estreita o vínculo entre a Unidade de Saúde e os usuários”, nos contou Anderson Pontes, Gerente do Centro de Saúde Califórnia.
 

Célia Peixoto, participante assídua do Lian Gong, nos relata como a sua saúde melhorou após o início da prática: “Ao longo desse tempo em que exercito o Lian Gong, senti diferença em minha saúde mental, corporal e espiritual. Essas aulas ajudam-me em meus relacionamentos com família, colegas e amigos, pois me sinto mais tranquila nas diversas situações do dia a dia. Minhas dores de cabeça, musculares e articulares melhoraram significativamente. Hoje temos um grupo de participantes muito atuante, diversificado e frequente e podemos contar com uma instrutora que nos motiva a sempre continuar”, comemora.
 

Em Belo Horizonte, o Lian Gong teve seu início de implantação em 2007 com o objetivo de ampliar o acesso à atividade física e prática corporal aos cidadãos usuários do SUS-BH, oferecendo a oportunidade de sair do sedentarismo em espaços mais próximos de suas moradias. No Centro de Saúde Califórnia, a prática é oferecida todas as Terças e Quintas-feiras, no horário de 08h às 09h. Além deste, existe ainda outros dois locais de realização do Lian Gong no território: no bairro Califórnia Velho, para os usuários residentes em área de abrangência localizada do outro lado da BR 040, todas as Segundas e Quartas-feiras às 13horas e no Conjunto Califórnia, todas as Terças e Quintas-feiras às 13:30 horas.