Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde Cafezal será temporariamente fechado a partir desta quinta, 8

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal Saúde (SMSA) informa que o Centro de Saúde Cafezal, na rua Bela Vista, 30, bairro Serra, será temporariamente fechado a partir desta quinta-feira, dia 9 de agosto. A estrutura física do local está inadequada e sem poder oferecer aos usuários e trabalhadores as condições necessárias para funcionar adequadamente, além de não estar de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Soma-se a esse fato a ocorrência repetida de episódios de violência no local.

Conforme definido em reunião entre a comunidade e o prefeito Alexandre Kalil, em janeiro de 2017, o atendimento no Centro de Saúde seria suspenso, caso a unidade continuasse sendo alvo de situações de violência. Na ocasião, o local foi fechado por quatro dias e reabriu a partir dessa advertência do prefeito.

Desde então, vários casos de agressões e ameaças se repetiram na unidade mesmo com todo empenho por parte da Prefeitura de Belo Horizonte no intuito de resolver o problema. Ressalte-se que não haverá prejuízo no atendimento à comunidade e a população local será atendida nos centros de saúde da região. A partir desta quinta-feira, dia 9, a SMSA fará divulgação do fluxo de atendimento e quais unidades vão absorver essa nova demanda.

Aqueles que precisarem de serviços de urgência devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. A vacinação para a população atendida no Centro de Saúde Cafezal está mantida nos outros 151 centros de saúde do SUS-BH. Todas as consultas agendadas serão remarcadas.

Os profissionais de saúde serão remanejados para os outros centros de saúde. Visitas domiciliares feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) estão mantidas nas residências próximas ao Centro de Saúde Cafezal.

Assim que for identificada uma área física que atenda às necessidades da comunidade e que ofereça as necessárias condições de trabalho e de segurança, o Centro de Saúde será reativado.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jackson Machado Pinto, estará à disposição da imprensa às 13h30 na Secretaria, avenida Afonso Pena 2336, 3º - Centro, para mais esclarecimentos.