Pular para o conteúdo principal

Centro de Saúde Aarão Reis
Foto: Divulgação/PBH

Centro de Saúde Aarão Reis ganha nova sede e amplia população assistida

criado em - atualizado em

Localizada na avenida Waldomiro Lobo, 177, Guarani, região Norte da cidade, a nova sede do Centro de Saúde Aarão Reis já está em funcionamento. Em uma localização estratégica, de fácil acesso, com várias linhas de ônibus e comércio, a unidade de saúde, que atendia aproximadamente 10 mil pessoas, passa a atender cerca de 14 mil usuários, com a inclusão de moradores de parte do bairro Guarani. 

 

A nova sede trouxe inúmeros benefícios para a comunidade e também para os trabalhadores da unidade, que passam a contar com uma estrutura ampliada, um ambiente ainda mais acolhedor, humanizado e totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida. O Centro de Saúde Aarão Reis possui dois andares de área construída em aproximadamente 1 mil m². 

 

São 17 consultórios médicos, um odontológico e um anamnese; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização. 

 

Com a ampliação da área de abrangência do Centro de Saúde Aarão Reis, que atende parte do bairro Providência e do Novo Tupi, a unidade também passou a assistir a população do bairro Guarani. O local foi beneficiado com mais uma equipe de Saúde da Família, passando de três para quatro. 

 

O centro de saúde conta ainda com duas equipes de Saúde Bucal; equipe de apoio, composta por clínico geral, ginecologista, assistente social, psicólogo, enfermeiro e pessoal administrativo; os agentes de Combate a Endemias e agentes Comunitários de Saúde. Também integra ao trabalho uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), formada por nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional. 

 

A nova sede do Centro de Saúde Aarão Reis faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados na PPP terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.