Pular para o conteúdo principal

Piscina do Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates
Foto: Marcelo Machado

Centro de Referência do Superar tem reforma concluída em piscina e vestiários

criado em - atualizado em

Principal sede do programa Superar, o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, foi requalificado com investimento da Prefeitura de Belo Horizonte em obras de melhoria e acessibilidade. 

 

Desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar é um programa que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas e culturais. 

 

Além da instalação de uma cobertura parcialmente translúcida e com opção de fechamento lateral, a reforma da piscina do Centro de Referência incluiu o nivelamento do piso e na troca do revestimento de fundo.

 

Todos os banheiros e vestiários do local receberam aparelhos e acabamentos novos, como pias, vasos, revestimento e pisos, além de adaptações para pessoas com deficiência, conforme padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O elevador para pessoas com mobilidade reduzida passou por reparos e pintura. Um segundo elevador do mesmo padrão foi instalado anexo à piscina. Já as rampas de acesso foram adequadas às normas da ABNT. As melhorias contemplaram ainda a pintura de pisos e paredes externas do local, bem como a instalação de um novo sistema de iluminação. 

 

“Essas melhorias não apenas adequaram devidamente o espaço às pessoas com deficiência, como também vão permitir um aumento de 50% na nossa capacidade de atendimento na piscina. Vamos ampliar de 200 para 300 alunos a natação no Centro de Referência”, afirma Elberto Furtado, secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte. 

 

As obras foram coordenadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e contaram com um investimento de R$ 1,27 milhão. “A Prefeitura tem uma preocupação grande em deixar seus equipamentos públicos em boas condições para melhor atender à população e oferecer ambientes de trabalho adequados aos servidores. E é isto que estamos entregando nesta obra: um equipamento de altíssimo nível para um programa tão importante em nossa cidade”, pontua o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

 

O programa

 

O atendimento presencial do programa Superar está suspenso por tempo indeterminado desde 20 de março de 2020, em função da pandemia do Coronavírus e em conformidade com as ações da Prefeitura para conter a propagação da Covid-19 e preservar a saúde da população. 

 

Com 16 modalidades esportivas e ocupacionais, o Superar atendia, até então, cerca de 950 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. Com a reforma da piscina, a capacidade total do programa vai atingir 1050 pessoas - após a pandemia. 

 

As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão.

 

O programa conta com dois centros de referência, o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência e a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, além de mais sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além do Instituto São Rafael, da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte.