Pular para o conteúdo principal

Dois idosos, sentados cada um em frente ao um computador, recebem orientações de monitor, que está de pé.
Foto: Divulgação PBH

Centro de Referência da Pessoa Idosa recebe aulas de informática básica

criado em - atualizado em

A Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), em parceria com o Movimento Gentileza Digital, iniciará nos dias 21 e 22 de outubro as primeiras turmas do projeto Gentileza Digital no Centro de Referência da Pessoa Idosa, localizado no bairro Caiçara.

 

As aulas de informática básica serão realizadas duas vezes por semana, em grupos de 25 alunos, divididos em dois turnos. Os computadores contam com teclados e mouses adaptados, para maior conforto dos alunos. O curso terá duração de 60 horas.

 

Posteriormente novas turmas serão abertas para atender a demanda da comunidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: 3277-7164.

 

 

Sobre o Gentileza Digital

O que 30 computadores podem gerar numa lógica de gentileza humana, ambiental e profissional? Foi a partir desse questionamento que a voluntária social e primeira-dama de Belo Horizonte, Ana Laender, decidiu criar um projeto de inclusão digital para a terceira idade, dedicado aos residentes das Instituições Filantrópicas de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte: o Gentileza Digital.

 

Desenvolvido em parceria com a Prodabel desde 2018, o projeto contempla mais de 300 idosos de 28 lares de idosos. Em aulas semanais, as turmas têm acesso a um sistema operacional exclusivo, adaptado para a pessoa idosa, com aplicativos de vídeo, texto, jogos e interatividade.

 

Este ano, o projeto está sendo ampliado para quatro centros culturais da cidade (Lindéia/Regina, Padre Eustáquio, Pampulha e Salgado Filho), além de instituições dedicadas ao público da terceira idade, como o Centro de Referência da Pessoa Idosa, no Caiçara.