Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência da Pessoa Idosa é reformado

criado em - atualizado em
O Centro de Referência da Pessoa Idosa, popularmente conhecido como “Tancredão”, na Região Noroeste de Belo Horizonte, passa por reformas visando à ampliação da capacidade de atendimento e de inclusão social. A obra foi iniciada em maio de 2017 pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e tem previsão de término no primeiro semestre deste ano. Está sendo investido o valor de R$ 813 mil neste empreendimento. Deste montante, a Prefeitura contou com recursos de repasse de R$ 282 mil do Ministério dos Esportes. O Centro de Referência da Pessoa Idosa cumpre um papel social importante, sobretudo no atendimento humanitário oferecido aos idosos. 

O escopo dessa obra consiste na construção do novo bloco de vestiário e do bloco de atividade, com instalações hidrossanitárias e hidroelétricas, pintura, novos azulejos e piso cerâmico. Além disso, também estão sendo construídos uma nova passagem de 405 m² com acessibilidade e uma pista de cooper.

O novo vestiário de 61 m² terá três banheiros, sendo um deles com acessibilidade, além de vasos sanitários, lavatórios e chuveiros. Já o novo bloco de atividades é um espaço de um pavimento de 135 m², que comportará duas salas, um cômodo para depósito, um bebedouro e mais três banheiros, sendo um deles também adaptado para pessoas com deficiência.



O Espaço

Atualmente, o Centro de Referência da Pessoa Idosa atende cerca de mil idosos, sendo aproximadamente 300 pessoas por dia. Com 18 mil m², o espaço conta com quadra coberta para atividades esportivas e eventos, área externa, 12 banheiros e salas de multiuso, informática e de recepção. 

As atividades fornecidas são Academia da Cidade, atividades físicas com o Programa Vida Ativa, ginástica, aulas de dança sênior, Lian-Gong, dança livre (Larutan), biodança, turmas de teatro, aulas de voz e violão, aulas de pintura, artesanato e bijuterias, além da alfabetização de jovens e adultos.

O Centro de Referência da Pessoa Idosa fica na Rua Perdizes, esquina com Avenida Pedro II, 3.250 (entrada pela Rua Perdizes), no bairro Caiçara, regional Noroeste de BH. O funcionamento do espaço é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.