Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência da Pessoa Idosa celebra 15 anos
Adão de Souza/PBH

Centro de Referência da Pessoa Idosa celebra 15 anos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta quinta-feira (13), das 10h às 17h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) uma edição especial do Movimento BH Mais Feliz para celebrar o aniversário de 15 anos do CRPI (Rua Perdizes, 336 - Caiçaras).  O evento é gratuito e contará com uma variedade de atrações para todas as idades. Haverá brinquedos para as crianças, barracas com brincadeiras juninas, oficinas, serviços de saúde, apresentações artísticas, forró e quadrilha.

O Centro é um equipamento da Prefeitura de Belo Horizonte e oferece programas, serviços e ações com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Criado em 2009, o espaço de 18 mil m² conta com quadra coberta para atividades esportivas e eventos, área externa e salas de multiuso. 

O CRPI atende pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Belo Horizonte. Seus objetivos e compromissos incluem desenvolver ações socioeducativas, culturais e de lazer, visando a promoção da cidadania e a inclusão social da pessoa idosa. Além disso, busca preservar a identidade da pessoa idosa enquanto sujeito de escolhas, oportunizando o resgate de projetos abortados ou não ofertados ao longo da sua trajetória de vida. 

Diariamente, mais de 450 pessoas frequentam o espaço, onde são oferecidas mais de 20 modalidades de atividades. Entre elas, oficinas de artes e artesanato, música, turmas de Educação de Jovens e Adultos, aulas de informática, campeonatos de jogos de tabuleiro, atividades físicas e esportivas, bailes de dança de salão e teatro. 

Políticas para as pessoas idosas

A Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), tem por competência a implantação da Política Municipal do Idoso. No seu campo de atuação, propõe, articula e implementa programas, serviços, ações afirmativas, parcerias que visem a promoção, afirmação do protagonismo, defesa dos direitos, eliminação da discriminação e da violência contra a pessoa idosa, superação das desigualdades e a inserção da pessoa idosa na vida econômica, política, cultural e social da cidade.