Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro de Referência da Juventude
Foto: Divulgação/PBH

Centro de Referência da Juventude empossa comitê gestor

criado em - atualizado em

Uma cerimônia aberta à toda a cidade, empossará na próxima terça-feira, dia 20, o comitê gestor do Centro de Referência da Juventude – CRJ. O evento acontece a partir das 19h30, na sede do CRJ, na Rua Guaicurus, nº 50 (Praça da Estação).

 

O Comitê Gestor do CRJ já teve sua nomeação publicada no Diário Oficial do Município - DOM no dia 10 de maio. Ele é composto por dois representantes do Executivo Municipal, dois do Executivo Estadual, três representantes de entidades e coletivos ligados às juventudes da sociedade civil, um do Conselho Municipal da Juventude e um do Conselho Estadual da Juventude.

 

A gestora e arte educadora Samira Ávila, é a Gerente Executiva do CRJ e presidirá o comitê. Para ela o espaço tem um imenso potencial que se realizará a partir da participação sistemática dos coletivos de juventude de Belo Horizonte. “O objetivo é que as diversas vozes das juventudes, que hoje representam 26,56% da população de Belo Horizonte, participem e sejam ouvidas por meio de reuniões, seminários e assembleias realizadas pela equipe gestora do espaço em conjunto com o comitê gestor”, declarou a coordenadora.

 

A criação de um comitê gestor para o CRJ é uma demanda histórica das juventudes, que buscam maior protagonismo na elaboração das políticas públicas de juventudes. O comitê terá como funções principais, propor diretrizes voltadas ao desenvolvimento do CRJ; promover medidas destinadas à melhoria do espaço; auxiliar no desenvolvimento das políticas públicas para juventude. Além de elaborar seu Regimento Interno e outras iniciativas.

 

História

 

O Centro de Referência da Juventude de BH – CRJ é um equipamento municipal construindo em parceria do com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.


Primeiro equipamento público direcionado especificamente para juventude, o CRJ tem o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, empreendedorismo, dentre outras, voltados para o público de 15 a 29 anos.  Além disso, o espaço deve produzir e divulgar informações de interesse dos jovens; ampliar a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que auxiliem na inserção social e profissional dos jovens; articular-se com entidades e instituições ligadas ao universo da juventude, bem como integrar e apoiar iniciativas locais.

 

Infraestrutura

 

Em funcionamento desde 2016 o CRJ conta com instalações arejadas e bem iluminadas que abrigam duas galerias de arte, três salas multiuso, uma sala de arte com piso amortecedor, estúdio acústico, arena com capacidade para 150 pessoas, auditório climatizado para 230 pessoas, além de cozinha e refeitório. O espaço abriga ainda a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH, da Fundação Municipal de Cultura.