Pular para o conteúdo principal

Mulher, sentada à frente de um palco palestra para mais de quinze crianças, também sentadas.
Foto: Divulgação

Centro Cultural Vila Santa Rita promove semana de artes cênicas

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura realiza entre os dias 20 e 23 de agosto, no Centro Cultural Vila Santa Rita, o V EnCenAção, com uma semana de atividades voltadas para as artes cênicas, principalmente o teatro. O projeto acontece anualmente, tendo como eixos a formação, a difusão e a democratização do acesso as artes cênicas. Durante quatro dias, o evento traz oficinas formativas, apresentações, e a mostra de cenas curtas. Todas as atividades são gratuitas, sendo necessárias inscrições prévias apenas para as oficinas, que podem ser feitas presencialmente no centro cultural ou pelo telefone 3277-1534.

 

O EnCenAção foi criado em 2015 com o intuito de potencializar, discutir, formar e sobretudo criar um ambiente propício para trocas e afirmação de identidades dos jovens da região. Atendendo uma demanda dos que incialmente participavam de oficinas de jogos teatrais baseadas no teatro do oprimido, o projeto surge com o interesse em criar um encontro no qual os participantes pudessem conhecer trabalhos de outros grupos de teatros das periferias de Belo Horizonte.

 

Partindo da frase “Permita que Eu Fale”, a quinta edição do EnCenAção busca acentuar a voz das minorias discutindo questões urgentes, como a violência contra as mulheres e a necessidade de resistir em uma sociedade cada vez mais intolerante. Entre as oficinas oferecidas estarão a de jogos teatrais, com Shirley Rodriguez, e “Busca de um novo Eu”, com Evelyn Soares.

 

Na programação estão os espetáculos “Nada mais é”, da Laila Cia de Danças, “Banho de Sol”, da Zula Cia. de Teatro, além de mostra de cenas curtas com diversos artistas da comunidade e convidados. Os grupos interessados em integrar a programação da mostra de cenas curtas podem se inscrever até o dia 10 de agosto, através deste formulário.

 

 

V EnCenAção

De 20 a 23 de agosto de 2019

Centro Cultural Vila Santa Rita

Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita.

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-1534

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 20 de agosto, terça-feira, às 20h

  • Abertura com o espetáculo “Nada mais é”- Laila Cia de Danças

“Nada mais é” define-se como algo mais simples do que se pensa e moldam as diferentes tradições. A obra de dança se estrutura a partir da desconstrução de três pilares sociais que alicerçam nossa formação enquanto indivíduos e que nos afetam desde a infância: o machismo, a crença religiosa – quando essa cerceia nossa liberdade – e o racismo.

Classificação indicativa: 14 anos

 

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 9h

  • Oficina de jogos teatrais - Com Shirley Rodriguez

A oficina visa proporcionar aos participantes contato com os jogos teatrais buscando sensibilizá-los quanto a importância das práticas cênicas no cotidiano.

Classificação indicativa: 10 anos

 

Dia 21 de agosto, quarta-feira, às 18h

  •  Oficina “Busca de um novo Eu”- Com Evelyn Soares

A oficina Busca de um Novo eu, tem a intenção de trazer uma nova dança, uma nova experiência do corpo. Trazendo momentos de pesquisa e busca de novos movimentos. O maior objetivo é trabalhar com pessoas que já tem experiência com dança e arte, e também com quem nunca teve nenhum tipo de contato.

Classificação indicativa: 10 anos | Vagas:20

 

Dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h

  • Espetáculo “Banho de Sol”- Zula Cia. de Teatro

"Ao longo de um ano, 4 professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino durante as 2 horas do banho de sol. Esta obra é sobre esse encontro. Um convite ao público a lançar um olhar para janelas que foram abertas através da arte, fazendo com que as vozes destas mulheres em privação de liberdade ecoem para além daqueles muros."

Classificação indicativa: 14 anos

 

Dia 23 de agosto, sexta-feira, às 19h

  • Mostra de Cenas

Mostra de cenas curtas com diversos artistas da comunidade e convidados.

Classificação indicativa: Livre