Pular para o conteúdo principal

Monitores e jovens integrantes do Projeto Sombra e água fresca participam de oficina ao ar livre, cultivando plantas.
Foto: Marcelo Bedeschi/PBH

Centro Cultural São Bernardo oferece oficinas ao ar livre

05/06/2018 | 16:51 | atualizado em 05/06/2018 | 16:51
É debaixo de uma árvore, ao ar livre, no Centro Cultural São Bernardo, que o projeto Sombra e Água Fresca aproxima crianças e jovens de suas famílias, e favorece novas relações sociais. Parceria entre o Instituto Metodista Izabela Hendrix e o Centro Cultural, o Sombra e Água Fresca é um projeto voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que oferece atividades socioeducativas nas mais diversas áreas. O objetivo é contribuir em todos os aspectos do desenvolvimento do jovem, seja social, intelectual, espiritual, mental, emocional e até fisicamente. 
 
“A partir de uma necessidade de espaço, fomos procurados para sediar os encontros semanais, que oferecem para as crianças e adolescentes do entorno diversas oficinas nas áreas de esporte, recreação, saúde integral, arte e cultura”, explica a coordenadora do Centro Cultural São Bernardo, Marcela Bedeschi Faria Ramos.
 
São oferecidas oficinas de esporte e recreação, que favorecem a consciência corporal, o espírito solidário e o respeito coletivo;  saúde integral, que promove a saúde, conscientizando a criança e o jovem; arte e cultura, que desenvolve a expressão e a criatividade; e oficina cidadania, que desenvolve valores e atitudes que promovem a capacidade e o espírito crítico.
 
O projeto é realizado há cerca de dois anos e acontece aos sábados, no centro cultural, entre os meses de fevereiro a dezembro. A faixa etária é variada. O espaço recebe crianças de seis anos até adolescentes de 17 anos, como também jovens e adultos (cerca de 30 anos) acompanhantes das crianças. Cada encontro reúne cerca de 15 pessoas.
 

A comunidade

Marcela Bedeschi Faria Ramos não poupa elogios pelo trabalho realizado pela agente local do projeto no bairro São Bernardo, Maria Arnete.  “Maria faz um belo trabalho nas redondezas do entorno do centro cultural, conhecendo e reconhecendo as famílias, convidando cada familiar para os encontros, integrando de forma afetiva não só a criança e o adolescente, mas o grupo familiar como um todo”, destaca a coordenadora. 
 
Vinicios Policarpo de Souza, 15 anos, estudante, morador do São Bernardo, é um dos integrantes da atividade. “O Sombra e Agua Fresca mudou a minha vida. Só ficava na rua e quando eu entrei no projeto foi a melhor coisa. Agora minha mãe não precisa se preocupar mais comigo”, conta. Kailane Cristina Ferreira de Oliveira, 13 anos, estudante, também moradora do bairro, é outra participante. “No projeto, as brincadeiras e as lições me ensinam cada dia mais a lutar por um mundo melhor”, destaca a jovem.
 

A importância do projeto para o CCSB

Segundo a coordenadora Marcela Bedeschi Faria Ramos, são imensuráveis os frutos de um projeto como o Sombra e Água Fresca. “Percebemos que o encontro semanal já faz parte da vida de muitos deles, que se organizam para estarem presentes aos sábados, às 15 horas. Há que se ressaltar que, por ser uma alternativa às ruas e às mais diversas situações de risco em que nossas crianças e jovens são expostas diariamente, já faz dele um projeto muito caro para nós”, salienta.
 
A coordenadora ressalta o fato de a atividade fazer parte da programação mensal do CCSB desde as suas primeiras edições e que essa parceria vai muito além da mera cessão de espaço.  De acordo com ela, o impacto positivo na vida de cada usuário é visível até mesmo na relação com os funcionários do CCSB, em função dos valores que são trabalhados em cada oficina, seja ela de tae-kwon-do, de desenho ou até de recreação. “Em outras palavras, é uma parceria que veio a somar. Nós, que acreditamos imensamente no poder transformador da arte e da cultura, não poderíamos nos manter insensíveis diante de um projeto tão diverso que, além de capacitar o ser, compreendê-lo como potência realizadora”, finaliza Marcela.
 
Centro Cultural São Bernardo (CCSB) - Rua Edna Quintel, 320 – São Bernardo. 
Telefone: 31 3277-7416. Email: ccsb.fmc@pbh.gov.br
Funcionamento: terça e sexta, das 9h às 17h; quarta e quinta, das 9h às 21h; sábados, das 15h às 17h. 
Ônibus: 705, 712, 555, 565, 570.
 

05/06/2018. Sombra e Água Fresca no CCSB. Fotos: Marcelo Bedeschi/PBH