11 December 2019 -
A Fundação Municipal de Cultura celebra, nesta quinta-feira, dia 12, às 15h, o aniversário de 25 anos do Centro Cultural São Bernardo (CCSB). Na ocasião, será realizada a atividade “Café com Lorota Especial”, com bate-papo, bolo, café comunitário e música, em que estarão presentes o grupo Rosas do São Bernardo e outras figuras importantes da história do centro. Durante todo o mês, o espaço também vai apresentar a "Mostra 25 anos do CCSB", destacando as principais conquistas do centro, seus agentes, eventos, artistas e oficinas. As atividades têm entrada gratuita.
Desde sua inauguração, o CCSB é um espaço aberto e plural, que colabora decisivamente para a formação do indivíduo consciente e criativo, com uma visão mais ampla de sua cidadania, desenvolvida em um espaço que lhe permite entrar em contato com ideias novas e reflexões críticas. Além disso, visa impactar positivamente seu entorno, procurando promover a democratização, a acessibilidade, a descentralização e a diversidade, sempre com o olhar atento para a produção cultural local, oferecendo variadas atividades à comunidade e ampliando as possibilidades de cada usuário na fruição de arte e cultura.
O CCSB foi implantado em 18 de dezembro de 1994 pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Administração Regional Norte. Ele nasceu da mobilização do Bairro São Bernardo por meio de discussões, eventos culturais, oficinas e reuniões entre representantes da comunidade e do poder público municipal.
Em 2004, mudou para a sede atual, e em 2005, o CCSB passou a fazer parte dos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura (FMC). Desde então, vem desenvolvendo suas ações dentro dos Programas de Formação Cultural, valorização do patrimônio e identidades culturais, difusão cultural e incentivo à leitura, estabelecidos pela FMC.