Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Pampulha
Foto: Leonardo Almeida

Centro Cultural Pampulha celebra 22 anos com programação de aniversário

criado em 04/10/2022 - atualizado em 04/10/2022 | 16:32

O Centro Cultural Pampulha (CCP) realiza, neste sábado (8), das 8h às 21h, uma série de atrações para celebração dos 22 anos do equipamento cultural. A programação conta com aulas, sarau, roda de capoeira e apresentações artísticas. O evento é gratuito e mais informações podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.

 

Inaugurado em 8 de outubro de 2000, com recursos aprovados no Orçamento Participativo, o Centro Cultural Pampulha procura formar e capacitar os moradores do bairro e adjacências, despertando neles a noção de cidadania por meio de programas que permitem a reflexão e a memória dos cidadãos. Com aproximadamente 370 m², o espaço cultural abriga biblioteca, sala de projeção, oficinas e administração, auditório, cozinha, jardins interno e externo e ampla área para apresentações artísticas e outras atividades.

 

De acordo com as estatísticas mensais do CCP, o equipamento oferece uma programação diversificada para públicos de todas as idades, sendo realizada, em média, 75 atividades no centro cultural, 80 empréstimos de livros em sua biblioteca, e 1.428 atendimentos por mês. Além disso, uma das atividades mais procuradas pelo público do Centro Cultural, são as oficinas e aulas oferecidas pela Escola Livre de Artes - Arena da Cultura.

 

De acordo com Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais, “o Centro Cultural Pampulha tem obtido importantes resultados no que diz respeito à garantia do acesso aos bens culturais no bairro Urca, bem como no território e bairros de seu entorno, especialmente Itatiaia, Confisco, Serrano, Santa Terezinha, Castelo e Alípio de Melo. O Centro Cultural é referência em uma região altamente populosa e que pulsa Cultura, garantindo a convivência criativa e cidadã da população, através de ações de fomento, formação, difusão, promoção da leitura e da escrita, memória e patrimônio, dentre outros”.

 

Programação de Aniversário do CCP

 

A programação inicia às 8h, com a aula Lian Gong, uma das atividades contínuas oferecidas no espaço. O Lian Gong é uma ginástica baseada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde, sob orientação da terapeuta ocupacional Kelly Abrantes, destinado ao público adulto e idoso.

 

Às 9h, a atividade do Taekwondo possibilitará o contato com a arte marcial baseada nas tradições culturais coreanas, sob a orientação do professor voluntário Marinho, para público a partir de 5 anos de idade. Esta atividade também é continuada e compõe a programação da unidade há anos.

 

Às 10h, a Rua de Lazer será um momento de diversão e descontração para crianças e adolescentes, ofertada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

 

Outra atração será a dança em cadeira de rodas com Karen Aguiar e José Maia, às 10h30, sob orientação da educadora física Beth Lobão. A atividade é contínua e foi iniciada pela terapeuta de movimento Marta Mattos, e, no momento, é desenvolvida por Karen Aguiar.

 

Às 15h, a atividade será com o Clube de Leitura Infantil, encontro realizado mensalmente na biblioteca. A atividade busca, além de estimular a leitura, ajustar laços com os participantes e tem como público, além das crianças, os amantes da literatura infantil. Compõe ainda a programação, às 18h, a Roda de Capoeira com a turma do Mestre Bentivi e convidados. O Mestre Bentivi é também voluntário na unidade e oferta de forma contínua aulas de capoeira para público a partir de 5 anos de idade.

 

Às 18h30, é a vez de uma apresentação musical com a presença da cantora Alabá, acompanhada pelo senhor Osvaldo José da Silva, no violão com músicas populares.

 

O Sarau para Ouvir e Contar, mediado por Dadá Ramos, acontece às 19h. Esse é um momento de ouvir e contar uma boa história, dos mais variados temas. Esta atividade compõe a programação da unidade, em formatos presencial e virtual, de acordo com cada edição.

 

Às 20h, a aula Zumba com Sirlene, convida o público para fazer juntos movimentos de coreografias do ritmo. O Projeto Social “Dance Mais” foi idealizado pela educadora física Sirlene Mendes e acontece em diversas praças de Belo Horizonte, todas as semanas.

 

A programação encerra com uma apresentação artística de dança cigana do Grupo Flor de Lis, às 21h. O grupo é formado por participantes das aulas de dança cigana que acontecem no Centro Cultural Pampulha, sob orientação de Maria do Socorro. A intenção é trazer toda alegria das saias das ciganas que rodopiantes manifestam o ritmo da vida e da alegria de fazer parte deste grupo.

 

Centro Cultural Pampulha

R. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca

Contato: (31) 3277-9292 e 3277-9293 | ccp.fmc@pbh.gov.br 

Horário de Funcionamento: Terça à sexta, das 9h às 19h (durante a semana, as bibliotecas funcionam até às 18h), e Sábados, das 9h às 17h.

Acesse a programação em: portalbelohorizonte.com.br