Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro Cultural Nordeste, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Centro Cultural Nordeste recebe cortejo com ritual católico e de matriz africana

14/08/2019 | 21:14 | atualizado em 14/08/2019 | 23:10
A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura recebe, no Centro Cultural Usina de Cultura – Nordeste (rua Dom Cabral, 765, Ipiranga), neste sábado, dia 17, das 9h às 13h, a “9ª Prosa de Saberes Tradicionais”. Com o tema “Cortejo Tradição e Fé”, o evento traz uma conversa sobre essa tradição de cortejos, que tem em sua origem os rituais católicos e de matriz africana. O evento tem entrada gratuita.

 

A atividade tem início com o “Cortejo Tradição e Fé”, que segue pelas ruas do entorno do Centro Cultural até a igreja de São Vicente e o asilo Chichico de Azevedo, para saudar a comunidade. Em seguida, será servido um lanche comunitário na cozinha da “Usina”. Na oportunidade, haverá a participação de Makota Kisandembu, Mãe Neise, Mãe Janaína, Frei Ângelo e do Maracatu Estrela de Aruanda, que puxará o cortejo.

 

O cortejo é realizado pelo coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal em parceria com o Centro Cultural Usina de Cultura, o Maracatu Estrela de Aruanda, a Comissão de Local de Saúde do Centro Saúde Leopoldo Crisóstomo, a Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial da Subsecretaria de Direito e Cidadania, a Igreja Católica Ortodoxa do Brasil, a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, o Movimento Girassóis, as Benzedeiras da Região Nordeste, moradores da região, doadores de ervas e plantas medicinais, amigos e seguidores do Prosa de Saberes Tradicionais. Mais informações para público pelos telefones (31) 3246-0334/3277-6052.


Últimas Notícias

Em uma ponta da quadra preparada para o jogo de vôlei sentado, Gabriel posa para foto. Atleta do Superar é convocado para a Seleção Brasileira de voleibol sentado

Gabriel Franklin Silva Amaral foi convocado a participar da 6ª Semana de Treinamento da Seleção Brasileira masculina de voleibol sentado.

14/10/2019 | 20:12
Homem, de pé, toda violão, acompanhado de mais de trinta pessoas idosas, tocando instrumentos musicais, sentadas, e outras vinte em pé, cantando. Semana de Valorização da Pessoa Idosa reúne quase dois mil participantes

Desde o dia 1/10, uma série de oficinas e apresentações culturais gratuitas vem sendo realizadas em diversos espaços  da cidade.

14/10/2019 | 18:32