Pular para o conteúdo principal

Fachada do Centro Cultural Nordeste, durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Centro Cultural Nordeste recebe cortejo com ritual católico e de matriz africana

14/08/2019 | 21:14 | atualizado em 14/08/2019 | 23:10
A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura recebe, no Centro Cultural Usina de Cultura – Nordeste (rua Dom Cabral, 765, Ipiranga), neste sábado, dia 17, das 9h às 13h, a “9ª Prosa de Saberes Tradicionais”. Com o tema “Cortejo Tradição e Fé”, o evento traz uma conversa sobre essa tradição de cortejos, que tem em sua origem os rituais católicos e de matriz africana. O evento tem entrada gratuita.

 

A atividade tem início com o “Cortejo Tradição e Fé”, que segue pelas ruas do entorno do Centro Cultural até a igreja de São Vicente e o asilo Chichico de Azevedo, para saudar a comunidade. Em seguida, será servido um lanche comunitário na cozinha da “Usina”. Na oportunidade, haverá a participação de Makota Kisandembu, Mãe Neise, Mãe Janaína, Frei Ângelo e do Maracatu Estrela de Aruanda, que puxará o cortejo.

 

O cortejo é realizado pelo coletivo Minhas Plantas, Meu Quintal em parceria com o Centro Cultural Usina de Cultura, o Maracatu Estrela de Aruanda, a Comissão de Local de Saúde do Centro Saúde Leopoldo Crisóstomo, a Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial da Subsecretaria de Direito e Cidadania, a Igreja Católica Ortodoxa do Brasil, a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, o Movimento Girassóis, as Benzedeiras da Região Nordeste, moradores da região, doadores de ervas e plantas medicinais, amigos e seguidores do Prosa de Saberes Tradicionais. Mais informações para público pelos telefones (31) 3246-0334/3277-6052.

Últimas Notícias

Mais de cinquenta pessoas, sentadas em círculo, conversam, durante o dia. Venda Nova, Barreiro e Pampulha realizam pré-conferências de Assistência Social
As discussões e estarão ancoradas pela temática “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social".
19/08/2019 | 19:46
Casal em frente a uma barraca de tração de churrasquinhos Abertas inscrições para 600 vagas para o comércio nas ruas

As inscrições para licenciamento de comércio em veículos de tração humana, automotores e foodbikes estão abertas a partir do dia 19/8.

13/08/2019 | 20:40