Pular para o conteúdo principal

Banda Plan B no palco
Foto: Veneziane Photograph

Centro Cultural Lindeia Regina realiza a 30ª edição do Rock da Regina

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a 30ª edição do “Rock da Regina”, neste sábado (22), a partir das 17h, no Centro Cultural Lindeia Regina. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura que visa valorizar e promover bandas independentes de rock da capital e da região metropolitana. A edição recebe as bandas Bastardos HxCx, Pandemônio, Plan B e Scanners Controladores da Mente. A entrada é gratuita e a classificação é livre, informações disponíveis no Portal Belo Horizonte.

 

O Rock da Regina é um evento de rock independente produzido na região do Barreiro, proporcionando visibilidade às bandas locais, valorizando e difundindo a música autoral belo-horizontina. Historicamente, o Barreiro destaca-se no cenário de bandas e artistas importantes de Belo Horizonte, sendo palco para eventos de rock desde a década de 1980.

 

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, celebra a realização da 30ª edição do evento. "O Rock da Regina é um evento tradicional que movimenta a cena de rock do Barreiro.  É um dos destaques da programação do Centro Cultural Lindeia Regina, um espaço pulsante que articula artistas e grupos do território e conta com uma programação mensal diversificada, atividades parceiras e serviços abertos à população", destaca a diretora.

 

Ao longo das 30 edições realizadas, já se apresentaram mais de 70 bandas no Rock da Regina. Entre elas, Absurda, Efecto, King Size Box, Seu Silva, Falcatrua, Manolos Funk, Odisseia, Scanners, Concreto, Cartoon, Cretinos e Calhordas, A’sombra, Pandemônio, Nagori, Seu Merda, e outros artistas. O Rock da Regina é realizado desde 2009, e conta com 4 edições por ano.

 

Programação

 

A 30ª edição do Rock da Regina apresenta quatro bandas locais. Formado em 2018, o grupo Bastardos HxCx tem como base os integrantes Deivinho (Vocal), João (Baixo) e Marlon (Bateria). O som da banda é voltado ao Punk/HC com uma mescla de outros estilos do rock n’ roll. As letras possuem refrões fortes e, em sua maioria, apresentam cunho político/social, sempre defendendo as classes menos favorecidas da sociedade. A banda tem influência tanto de fora quanto de dentro do país, sendo as mais impactantes os Ramones e Titãs.

 

Com a mistura do Pop Punk autoral, a banda Plan B foi fundada em 2019 por Magno Maciel. O nome do grupo se refere a um plano "B" para recomeçar na música, quando o fundador do grupo conheceu Daiana, vocalista da banda. Em sua trajetória, o grupo já se apresentou em eventos e espaços como Mostra Periférica de Música, Matriz Casa Cultural, Rock da Regina, BH Stone (Prêmio de melhor presença de palco) e Virada Cultural de Belo Horizonte 2022. O Plan B também conquistou o segundo lugar no Concurso Circuito do Rock de BH, promovido pelo Circuito Cultural de BH. A formação conta com Daiana B ( Voz e Violão), Hugo Vieira (Bateria), Magno Maciel (Guitarra), e Marcelo Soares (Baixo).

 

Outro grupo a se apresentar é o Scanners Controladores da Mente. Banda formada em 1994, tem como fundador e idealizador Ronnie Leandro Leocadio e a produção musical do grupo segue o estilo rock nacional. Hoje a banda Scanners Controladores da Mente conta com a formação de Ronnie Leandro Leocadio (Vocalista), Lucas Brandão (Baterista), Eide Rodrigo (Guitarrista) e Anderson Freitas (Baixista).

 

Também se apresenta na 30ª edição do Rock da Regina, a banda Pandemônio. O grupo produz músicas dentro dos estilos punk e hard core e surgiu em 2016, fundado por três amigos que já haviam tocado juntos em outras bandas. Com influência das bandas Nirvana, Ramones, Metallica, entre outros artistas, a banda foi criando seu próprio estilo, com letras sobre o cotidiano e rock. O grupo Pandemônio é composto pelos integrantes Glaydson Daniel, Roney, Juninho e Lucas.