Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Lindeia Regina celebra aniversário com programação especial neste sábado
Foto: Matheus Klein Divulgação/PBH

Centro Cultural Lindeia Regina celebra aniversário com programação especial

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, no próximo sábado (25), a partir das 14h, programação especial para celebrar os 14 anos do Centro Cultural Lindeia Regina. Entre as atividades do evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, estão clube de leitura, apresentações musicais, circenses e festa junina. A programação segue os protocolos de prevenção à Covid-19. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Mais informações podem ser acessadas no Portal Belo Horizonte. O Centro Cultural Lindeia fica na Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445, bairro Lindeia.

A programação de aniversário de 14 anos do Centro Cultural Lindéia Regina começa às 14h com encontro do Clube de leitura, que se reúne há 5 anos no equipamento cultural. Na atividade os leitores poderão compartilhar suas experiências literárias e o impacto delas em suas vidas.

Às 17h, é a vez da apresentação Circo de Família, da Cia Circunstância, projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Inspirados na tradição do circo, do teatro de rua e da palhaçaria brasileira, as atrações do Circo de Família refletem a polivalência e a flexibilidade necessárias para viver uma relação familiar. 

Outra atração será a Banda da Guarda Municipal Civil de Belo Horizonte, às 18h. Criada em fevereiro de 2007, a banda tem um efetivo de 33 instrumentistas e um repertório de aproximadamente duzentos arranjos, que vão do popular ao erudito.  Em seguida, o Noite no Sertão Especial traz, às 19h, show com músicas sertanejas de raiz com artistas da região e convidados. Fechando a programação, será realizada uma Festa Junina, às 19h30, com música caipira, forró, apresentações de dança e a tradicional quadrilha. O festejo terá as participações especiais de Ivaine & Marcelo, Wilson Gualberto e dos grupos Bole Bole Rava e Namastê.

Bárbara Bof, Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, ressalta a importância da celebração. "Como a maioria dos centros culturais, o Lindeia Regina foi fruto do anseio de sua comunidade que, através do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Sua posição estratégica possibilita atender, além dos munícipes belo-horizontinos, parte da população de Ibirité e Contagem, recebendo de sua comunidade o gentil apelido de “Centro Cultural Metropolitano”, por estar sempre atento às especificidades, vocações e pluralidades de seu território", destaca a diretora.

Sobre o Centro Cultural

Inaugurado em 28 de junho de 2008, por meio de recursos aprovados no Orçamento Participativo, o Centro Cultural Lindeia Regina é um espaço de discussão sobre temas relativos à memória social das comunidades locais e vivencia a dinâmica cultural decorrente de sua localização, numa área de fronteira entre Belo Horizonte, Contagem e Ibirité. Desenvolve projetos que valorizam a identidade de seus usuários e oferece programação para todas as idades. Além de ações de difusão cultural, promove oficinas de artes visuais e cênicas. Também é espaço de ocupação para grupos artísticos locais e possui uma biblioteca pública com grande acervo disponível para empréstimo.