Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Lindeia Regina celebra aniversário com festival de rock
Foto: Ricardo Laf

Centro Cultural Lindeia Regina celebra aniversário com festival de rock

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam a 29ª edição do “Rock da Regina”, neste sábado (11) a partir das 17h, no Centro Cultural Lindeia Regina. O evento promove bandas independentes de rock de Belo Horizonte e da região metropolitana. A edição integra as comemorações do aniversário de 14 anos do espaço e recebe as bandas Soudaki, Kayajhama, Alvordrens, Situs Inversus e Seu Silva. A programação segue os protocolos de prevenção à covid-19. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Mais informações no Portal Belo Horizonte: www.portalbelohorizonte.com.br. 

O Rock da Regina é um evento independente produzido na região do Barreiro, proporcionando visibilidade às bandas locais, valorizando e difundindo a música autoral belo-horizontina. Historicamente, o Barreiro destaca-se no cenário de bandas e artistas importantes de Belo Horizonte, sendo palco para eventos de rock desde a década de 1980. 

Programação 

A banda Soudaki abre as apresentações da 29ª edição, às 17h. Com seu estilo inspirado no Rock dos clássicos nacionais e internacionais, as influências musicais da banda são artistas como Mutantes, Secos e Molhados, Casa das Máquinas, Raul Seixas, The Doors, Pink Floyd, Yes, entre outros. 

O segundo show será da banda Kayajhama, às 18h. O grupo originou-se no Aglomerado da Serra, em 1999, e já participou de diversos projetos importantes em Belo Horizonte com apresentações em centros culturais, casas de shows, e eventos como Virada Cultural e Festival Descontorno Cultural. Em 2008, o grupo ganhou destaque ao participar do projeto Vozes do Morro, e, em 2017, lançou seu primeiro CD com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, intitulado “Batendo de Frente”. 

Às 19h, é a vez do metal sinfônico/ópera Rock do grupo Alvordrens. Fundada em 2020, a banda expressa suas visões de mundo por meio de letras que trazem analogias entre místico e realidade, com melodias fortes e serenas. 

Em seguida, o Rock da Regina recebe, às 20h, o grupo Situs Inversus. Formada em 2014, sob influência do Rock Alternativo dos anos 90, a Banda Situs Inversus possui um EP lançado, intitulado "Me Espera" e encontra-se em processo de gravação de um próximo disco. 

Fechando a programação, a banda Seu Silva se apresenta às 21h. Formada no início dos anos 2000, na cidade de Ibirité - MG, ela surgiu do encontro de integrantes do Maranhão com músicos mineiros. Essa mistura de culturas e influências locais fez com que o seu som carregasse toda a agressividade e transgressão do rock, mas mantivesse as influências do congado, da embolada, do repente, do maracatu e do baião, nascendo assim o gênero musical que a banda denomina "repentecore". Depois de várias experimentações sonoras e formações diversas, o grupo se consolidou e lançou um CD independente em 2004, com shows em BH, Rio de Janeiro e Vitória. Nos seus mais de 20 anos de estrada, o grupo esteve presente nos principais festivais de música independente do estado, como o Camping Rock, o Faverock e o Luastock, além de fazer diversas apresentações em casas noturnas da região e eventos culturais. Ganhadora do festival “Vozes do Morro” em 2009, o Seu Silva incendeia os palcos do underground mineiro com as suas melodias e letras inspiradas no folclore nordestino e na literatura de cordel.