Pular para o conteúdo principal

Livros na estante
Foto: Poliana Pinto

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira realiza mostra literária

criado em 07/11/2022 - atualizado em 07/11/2022 | 17:52

O Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (CCLAO) realiza, desta terça-feira (8) a sexta-feira (11), a 3ª edição da Mostra Literária da Biblioteca do CCLAO. O evento, realizado desde 2018, tem a proposta de promover a leitura literária e divulgar os serviços da biblioteca para crianças e jovens que residem em torno do equipamento cultural. A programação conta com sarau, oficinas literárias, contação de histórias e encontro com autores. As atividades são gratuitas e a programação completa está disponível no site Portal Belo Horizonte.

 

A Mostra Literária da Biblioteca do CCLAO surgiu com a ideia de reunir atividades que aproximem o público infanto-juvenil da biblioteca, como explica a diretora de promoção dos direitos culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof. “A Mostra Literária da Biblioteca do CCLAO busca apresentar a literatura em suas diversas linguagens para o público infanto-juvenil, visto que percebemos que nossos leitores são em sua maioria adultos e idosos. Para isso, convidamos as escolas da região para participar da programação e apresentar a Biblioteca e seus serviços a todos, pois apesar de estar reaberto há oito anos, muitos moradores da região ainda desconhecem os serviços oferecidos no Centro Cultural”, destaca a diretora.

 

A programação inicia na terça-feira (8) com duas sessões de Contação de história, às 9h30, com Rosi Amaral, e às 14h, com Fabíola Quintão, integrantes do grupo de contadoras de histórias da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). A atividade apresenta a narração de histórias da tradição oral e também de livros infantojuvenis consagrados na literatura brasileira. Rosi Amaral é professora da Prefeitura de Belo Horizonte e atualmente trabalha na biblioteca da Escola Municipal Jardim Felicidade com contação de histórias e mediação de leitura, formada em pedagogia e pós-graduada em contação de histórias. Fabíola Quintão também é professora da Prefeitura de Belo Horizonte e atualmente trabalha na Escola Municipal Honorina de Barros.

 

Na quarta-feira (9), às 10h, o Sarau da Metamorfose comemora os oito anos de reinauguração do CCLAO e contará com a participação de poetas que já foram destaque em outras edições do sarau como Bk, Bilah Bernardes, Irineu Baroni e Neusa Sousa. O Sarau da Metamorfose é uma atividade que acontece mensalmente no CCLAO, idealizado em 2015 pela poeta Márcia Araújo, quando funcionária da unidade e que hoje coordena o sarau de forma voluntária. O objetivo do sarau é apresentar ao público participante poetas de renome da literatura brasileira, mas principalmente trazer autores contemporâneos atuantes em BH e região metropolitana, de uma maneira lúdica, aproximando a poesia das pessoas.

 

Na quinta-feira (10), estão programadas duas oficinas literárias. Às 9h30, a oficina “Meu pequeno dicionário", com Daniela Figueiredo, que propõe a criação de um dicionário inspirado no livro "Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças", de Javier Naranjo. Às 14h, a oficina "Espirros, flatulências e outros ruídos que causam confusão", com Wander Ferreira, que fará a leitura compartilhada do poema "Papai está resfriado", de Sérgio Caparelli, seguida de bate-papo sobre os acontecimentos da narrativa e propostas criativas de soluções para situações como as que se passam na história.

 

Na sexta-feira (11), às 9h30, a biblioteca recebe a atividade “Encontro com autor”, em que serão abordadas questões sobre como podemos publicar um livro, quais os custos envolvidos, e como elaborar ideias e colocá-las no papel. O encontro com o autor traz escritores, que residem em Belo Horizonte, para contar um pouco sobre o processo da escrita e publicação de um livro. Nesta edição, traremos  Bruna Longobucco e seu filho Giuseppe Longobucco Dal Degan.