Pular para o conteúdo principal

Centro Cultural Bairro das Indústrias
Foto: Ricardo Laf

Centro Cultural Bairro das Indústrias promove evento que mescla arte e cidadania

criado em - atualizado em

A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promove, no Centro Cultural Bairro das Indústrias (rua dos Industriários, 289, bairro das Indústrias), neste fim de semana, dias 20 e 21 de setembro, sexta, das 15h30 às 21h, e sábado, das 16h às 20h30, o evento “Cultura cidadã: Arte, empoderamento e inclusão”. Na programação, oficinas, leitura compartilhada, apresentações artísticas, entre outras atividades. A entrada é gratuita.

 

O tema foi escolhido porque durante o ano de 2019 o Centro Cultural está desenvolvendo suas ações em três eixos: Cultura e Cidadania; Cultura e Arte; e Culturas do Mundo, que foram definidos a partir de questionário realizado junto à comunidade de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Com esse intuito, o espaço cultural vem promovendo mensalmente uma programação especial que aborde os tópicos.

 

Em setembro, o foco será cultura e cidadania com a interlocução do “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, que é comemorado no dia 21 de setembro. Mais informações para o público pelos telefones (31) 3246-0339 ou 3277-9176. Confira a programação no portal da Prefeitura.

 

 

Programação 

Dia 20, sexta

  • Às 15h30

O que você vê de olhos fechados?

Atividade literária com o livro “Poemas para brincar”, de José Paulo Paes, onde a percepção sensorial será explorada através dos brinquedos. Com Waney Medeiros. Público: infantil.

 

Lágrimas da Floresta

Lágrimas da Floresta é um espetáculo que aborda a importância da proteção da natureza. Com os olhos vendados, o público é convidado a participar de uma missão: salvar a floresta.

Capacidade: 36 pessoas. Classificação: a partir de 7 anos

 

  • Das 18h às 21h

Oficina “Olhando sem olhos”

Esta oficina é um compartilhamento do processo de criação do espetáculo “Olhos meus”, obra criada para ser sentida. O objetivo é estimular uma experiência sensorial com a dança. Público: adulto. 20 vagas

 

Dia 21, sábado

  • Das 16h às 20h

Com outros olhos: Acervo Inclusivo das Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura

Mostra temporária, com experiência sensoriais e cognitivas de livros para pessoas com baixa visão, livros em braile e audiolivro.

 

  • Às 16h

Oficina literária

Leitura compartilhada do livro “A neta de Anita” de Anderson de Oliveira e Alexandre Rampazo. Com Waney Medeiros.

 

  • Das 17h às 18h (Turma I) e das 18h30 às 19h30 (Turma II)

Braile: a escrita tátil

Uma oportunidade de conhecermos um pouco do braile, experimentando escrever nesse sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

 

  • Das 18h às 19h (Turma I) e das 19h30 às 20h30 (Turma II)

Na ponta dos dedos - Papel, barbante, linha, cola.

Atividade de transformação de um desenho impresso em desenho tangível para que sejam reconhecidos pelo tato. Com Waney Medeiros.

 

  • Às 17h e às 19h30

Espetáculo “Olhos Meus”

Uma experiência sensorial para ver dança. Seria possível outras formas de “ver” ou sentir sem o uso dos olhos ou da audiodescrição? Como criar outros visíveis, outros caminhos de produções de sentidos? Com a Cia Ananda. Capacidade: 18 pessoas por sessão. Classificação: 16 anos.