Pular para o conteúdo principal

Mais de dez idosos no  Centro Cultural Bairro das Indústrias, no Barreiro.
Foto: Divulgação PBH

CCBI apoia e oferece atividades para grupo de idosos

criado em - atualizado em
O Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI), localizado na regional Barreiro, oferece oficinas de artes plásticas, dança, música, teatro e literatura, além de outras atrações, como exposições, encontros e ações na linha da memória e patrimônio. Segundo Violeta Penna, gerente do CCBDI, um dos objetivos do equipamento é viabilizar e/ou apoiar a sociedade civil a partir da realização de atividades transversais que relacionem cultura, entendida em sentido amplo, e cidadania, compreendida como o exercício pleno dos direitos civis, políticos, econômicos, culturais e difusos. 


Um dos projetos que utiliza o espaço do centro cultural Bairro das Indústrias é o Grupo Alegria de Viver. Com 12 anos de atividade no Bairro das Indústrias, o grupo atua com foco nos direitos da pessoa idosa, tendo em vista a promoção do desenvolvimento humano.


O Centro Cultural Bairro das Indústrias atua também como correalizador das atividades culturais diversas promovidas pelo Grupo Alegria de Viver, tais como oficinas de artesanato, exibição de filmes e bailes temáticos culturais, sempre voltadas para a terceira idade. “A programação das atividades culturais é proposta pelo grupo e discutida com o Centro Cultural, que apoia e/ou correaliza as iniciativas propostas pelo grupo”, explica Violeta.


Aberto para toda a comunidade, o Alegria de Viver recebe a cada encontro um público que varia de 10 a 40 pessoas na faixa etária de acima de 60 anos. Maria Rodrigues Silva, conhecida como Anita, moradora do Bairro das Indústrias, é uma das responsáveis pelas atividades. “Com esse grupo, queremos possibilitar que os idosos saiam de suas casas para terem um pouco de alegria, interagir com outros idosos, dançar e conversar”. Anita ressalta que vê o Centro Cultural Bairro das Indústrias como um parceiro. “Além do espaço, é um ótimo lugar, ideal para as pessoas idosas, oferece oficinas de flores e também o cinema. E a gente sempre faz um lanche no final da reunião”, conta.


Violeta Penna ressalta a importância da parceria com o Grupo Alegria de Viver. “É uma forma de apoiar as ações locais, valorizando e construindo atividades culturais que vão ao encontro com a demanda já existente na comunidade, numa construção colaborativa e compartilhada” enfatiza. Ainda de acordo com a gerente, as ações desenvolvidas inserem diversão e cultura na vida dos idosos. “A iniciativa do Grupo Alegria de Viver é muito importante para esse público e o Centro Cultural Bairro das Indústrias tem o prazer de apoiar essas ações, desenvolvendo atividades culturais transversais e afirmativas que possibilitam a inserção e acesso da pessoa idosa na vida cultural e social onde mora”, finaliza. 
  


O Centro Cultural Bairro das Indústrias – CCBDI

O CCBDI está localizado na Rua das Indústrias, 280 – Bairro das Indústrias.

Telefones: 3246-0339 e 3277-9176.

E-mail: ccbdi.fmc@pbh.gov.br.

Funcionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 19h; sábado, das 9h às 13h.

Ônibus: 341,1145, 6350, 7950, 8151.

 

 

02/03/2018. Grupo Alegria de Viver. Fotos: PBH/Divulgação