Pular para o conteúdo principal

Catálogo das exposições dos museus da Pampulha será apresentado na Casa do Baile
Foto: Tarcisio de Paula/Divulgação

Catálogo das exposições dos museus da Pampulha será apresentado na Casa do Baile

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, neste sábado (2), o lançamento do catálogo das exposições promovidas pelo projeto Pampulha Território Museus. Durante o encontro, que terá início às 10h na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, será apresentada a publicação que registra a mostra “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”, aberta ao público no mesmo espaço até o próximo domingo; “Outras habitabilidades”, que esteve no Museu Casa Kubitschek até maio; e “Gráficografia”, que foi desenvolvida a partir do acervo do Museu de Arte da Pampulha, no Museu Histórico Abílio Barreto. A mostra foi encerrada em janeiro deste ano. A Casa do Baile fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Orla da Lagoa da Pampulha.

 

Os curadores Carlos Teixeira e Marconi Drummond estarão presentes durante o lançamento para um bate-papo com convidados sobre as mostras, suas concepções expográficas, projetos expositivos e outras temáticas. A distribuição do catálogo é gratuita e a versão digital pode ser acessada em pampulhaterritoriomuseus.com.br. Outras publicações também serão distribuídas gratuitamente e, após o lançamento, os presentes participarão de uma visita mediada à exposição “Marcel Gautherot - registros modernos da invenção da Pampulha: depois e além”.

 

Para a diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo, “o catálogo consiste em um importante registro dos processos de pesquisa curatorial, reforçando as oportunidades de reverberação das mostras para além do período expositivo. Os textos inéditos e o diálogo com os profissionais envolvidos contribuem com uma multiplicidade de olhares que reforçam o caráter coletivo dessa publicação”.

 

O lançamento da publicação marca a conclusão das atividades desta edição do projeto Pampulha Território Museus que desenvolve, desde dezembro de 2020, diversas ações visando à promoção e à ampliação das políticas de patrimônio e memória e o fortalecimento da cultura e do turismo na Pampulha. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico e executa ações e projetos com as unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha - o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e o Museu Casa Kubitschek. Nesta primeira edição, a parceria resultou em uma programação cultural inovadora composta por atividades como as três exposições que integram o catálogo, 25 atividades culturais, 56 atividades educativas e três publicações.