Pular para o conteúdo principal

Casa do Baile e Museu Casa Kubitschek oferecem atividades regulares educativas gratuitas
Foto: Divulgação/PBH

Casa do Baile e Museu Casa Kubitschek oferecem atividades educativas gratuitas

criado em 27/04/2022 - atualizado em 28/04/2022 | 16:32

A Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - e o Museu Casa Kubitschek realizam, como parte de sua programação, atividades educativas regulares para os visitantes. Entre as atrações estão visitas guiadas abordando temas como arquitetura e história dos espaços. As atividades são gratuitas e realizadas em diferentes dias da semana e também aos fins de semana. Mais informações estão disponíveis no Portal Belo Horizonte.

 

Uma das ações promovidas pela Casa do Baile é a “Casa Adentro”, uma visita mediada que aborda, de maneira aprofundada, a arquitetura, o paisagismo e a história do espaço e sua inserção no Conjunto Moderno da Pampulha. Com duração média de uma hora, as visitas são realizadas todas as sextas-feiras, exceto feriados, às 10h e às 16h, e nos últimos sábado e domingo do mês (exceto feriados), também às 10h e às 16h. 

 

A equipe educativa da Casa do Baile também oferece visitas mediadas para o público em geral, com outra abordagem da ação “Casa Adentro”. Neste tipo de visita, são tratadas questões relacionadas à história, elementos da arquitetura e do jardim do espaço, além da exposição que esteja em cartaz. As visitas são realizadas de quarta a domingo, das 10h às 18h, de acordo com a disponibilidade dos mediadores.

Outra atividade educativa realizada pela unidade museal é “Caminhos Arquitetônicos”. As rotas, que partem da Casa do Baile, promovem um exercício de leitura da paisagem, identificando os seus principais componentes e sua transformação ao longo da história da cidade. As caminhadas são realizadas sempre nas últimas quartas-feiras do mês (exceto feriados). Para participar da visita “Casa Adentro” e “Caminhos Arquitetônicos”, a inscrição deve ser feita pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.

Já o Museu Casa Kubitschek oferece as atividades educativas regulares que são realizadas aos sábados, sempre às 10h, proporcionando aos visitantes experiências que integram história, arquitetura e paisagismo. 

No segundo sábado de cada mês, os educadores do museu realizam a ação “Caminhos Arquitetônicos”, um percurso na orla da Lagoa da Pampulha, saindo da Igreja São Francisco de Assis e chegando ao Museu Casa Kubitschek. No trajeto de 1 km, os participantes são estimulados a interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território, como história, arquitetura, paisagismo, artes e hidrografia.

A visita mediada à exposição “Outras Habitabilidades” é a atividade regular do terceiro sábado e apresenta a casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek em diálogo com modos de morar, arquiteturas e expressões artísticas diversas. A mostra está estruturada em três camadas que se justapõem e possibilitam leituras ampliadas da habitabilidade moderna. Na primeira camada, encontram-se os móveis originais dos anos de 1950, que pertenceram à antiga proprietária da casa, D. Juracy Guerra. A segunda camada resgata os contextos históricos, culturais e políticos que caracterizam o território da Pampulha. É na terceira camada que estão obras contemporâneas, objetos de design e arte indígena, que articulam sentidos e criam múltiplas compreensões sobre a casa.

O quarto sábado de cada mês é dedicado à visita mediada aos jardins, projetados por Roberto Burle Marx, em 1943. O espaço conta com mais de oitenta espécies, em sua maioria originárias de regiões tropicais. Burle Marx contribuiu para a valorização das espécies tropicais, apresentando para o mundo a flora brasileira. Durante a atividade, os participantes são convidados a percorrer os jardins, explorando suas características artísticas, históricas e botânicas.

Todos os sábados, das 10h às 18h, o museu proporciona aos visitantes a oportunidade de levar para casa uma muda de seu jardim. As mudas são confeccionadas a partir do próprio acervo botânico e são disponibilizadas na área externa da instituição. Nelas, constam algumas informações básicas sobre cada espécie, tais como nome popular, nome científico e forma de plantio e cultivo.

"As ações educativas promovidas no Museu Casa Kubitschek e na Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design oferecem um leque de oportunidades para conhecer os museus, suas exposições e o território da Pampulha. Por meio das caminhadas culturais, é possível uma imersão na diversidade histórica, artística e cultural da região e um excelente programa para todos os públicos", ressalta a diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Janaina Melo.

Todas as atividades são gratuitas e possuem duração aproximada de uma hora. No Museu Casa Kubitschek, com exceção da distribuição de mudas, as atividades necessitam de agendamento prévio pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br.

A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design fica na Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, e o Museu Casa Kubitschek está situado na Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Bandeirantes, ambos na Pampulha. Para informações sobre o Museu Casa Kubitschek, o contato deve ser feito pelos números (31) 3277-1586 ou (31) 3277-7993.