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Guardas bilíngues vão atender foliões estrangeiros no Carnaval de Belo Horizonte
Foto: PBH/Divulgação

Guardas bilíngues vão atender foliões estrangeiros no Carnaval de Belo Horizonte

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O Carnaval de Belo Horizonte contará, neste ano e de forma inédita, com a atuação de 10 agentes bilíngues da Guarda Civil Municipal, fluentes em inglês e espanhol, para o atendimento de turistas de outros países que passarão a folia na capital. Os agentes integram o Grupamento de Apoio ao Turista, recém-criado para o atendimento qualificado dos visitantes estrangeiros.

O secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, destaca que, ao estabelecer uma comunicação eficiente e facilitada com os turistas que não falam o português, o novo grupamento proporciona mais segurança e acolhimento a esse público.

“Os foliões estrangeiros chegam a Belo Horizonte com disposição de sobra para cair na folia e acompanhar os desfiles dos blocos de rua. O recado que pretendemos passar é de que basta trazer animação, vontade de se divertir e também responsabilidade na bagagem, que o resto a gente garante”, resume o secretário.

Durante todos os dias da folia, o grupamento estará a postos em duas frentes de trabalho. Uma parte ficará encarregada de atender os turistas de forma presencial, na Unidade de Segurança Preventiva (USP) da Guarda Municipal instalada na Praça Sete.

Já a outra equipe ficará no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), fazendo o atendimento telefônico dos casos em que o interlocutor for uma pessoa que não fala o Português.

Dicas de segurança

O guarda municipal Nelson Martins, coordenador do Grupamento de Apoio ao Turista, explica que o novo serviço é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Segurança e Prevenção e de Desenvolvimento Econômico e a Belotur.

Para facilitar a aproximação com os visitantes estrangeiros, o grupamento utilizará totens para identificar a localização dos guardas bilíngues, que serão capazes de fornecer informações sobre o Carnaval, os pontos turísticos da cidade, localização de restaurantes, lanchonetes, drogarias, entre outras orientações.

“A criação do Grupamento de Apoio ao Turista vai trazer resultados positivos para três áreas: segurança, turismo e negócios. Vale destacar que daremos ênfase, sobretudo, a dicas sobre como curtir o Carnaval em segurança. Não utilizar o celular para tirar fotos ou fazer ligações quando estiver no meio da multidão, pré-estabelecer um ponto de encontro com os amigos para os casos em que alguém se perder do grupo, não portar objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro e não aceitar bebidas de estranhos fazem parte da lista de atitudes preventivas prevenção”, explica Nelson Martins.