Pular para o conteúdo principal

Carnaval de BH 2024 terá mais Blocos de Rua que a edição deste ano
Bruno Figueiredo

Carnaval de BH 2024 terá mais Blocos de Rua que a edição deste ano

criado em - atualizado em

O Carnaval de Belo Horizonte segue crescendo e demonstrando a força cultural e econômica do maior evento de rua do estado de Minas Gerais. Pensando na festa do próximo ano, 536 Blocos de Rua se cadastraram para desfilar, com a previsão de 581 cortejos a serem realizados pelas nove regionais da cidade. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro de 2024.

 

Em relação à edição de 2023, houve um aumento de 15% nos desfiles previstos a serem realizados e 168 novos Blocos de Rua se inscreveram para desfilar pela primeira vez no Carnaval de Belo Horizonte. O número de desfiles pode oscilar até o período oficial do Carnaval, pois alguns blocos acabam desistindo de viabilizar seus cortejos. Em média, há desistência de 25% dos desfiles pré-cadastrados, com base em análises dos anos anteriores.

 

Os dados obtidos no cadastramento auxiliam a Belotur no planejamento da folia momesca junto aos órgãos públicos, prevendo demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. O cadastramento também foi requisito para que os blocos se inscrevessem no Edital de Auxílio Financeiro, que terminou na última segunda-feira (20). 

 

A Belotur já iniciou as reuniões com todos os Blocos de Rua para o fechamento de trajetos e outros detalhes operacionais. Importante lembrar que Belo Horizonte é a única capital em que o poder municipal realiza encontros individualizados com todos os blocos cadastrados em prol da equalização e saneamento de dúvidas, assim como na busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

 

“O Carnaval de Belo Horizonte demonstra novamente sua importância cultural e o engajamento da população, apresentando um número expressivo de Blocos de Rua cadastrados, com um aumento de 15% nos desfiles previstos em relação à última edição. A partir do cadastramento, a Belotur realiza reuniões individualizadas com cada um desses blocos para a definição do trajeto e do dia e horário dos desfiles, além de outros detalhes operacionais. Seguimos trabalhando, em conjunto com esses atores, na construção de uma festa potente em prol da cidade e que temos o prazer de compartilhar com visitantes de vários destinos do país e do continente”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

Carnaval de Belo Horizonte 2024 

O Carnaval de Belo Horizonte é organizado de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Além dos famosos blocos de rua, a festa da capital mineira conta ainda com palco, desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca. Na última edição, realizada neste ano, o festejo teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade, entre eles 226 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$720 milhões de reais.

Para a edição do próximo ano, a Belotur já abriu as inscrições para os interessados em fazer parte da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2024. Os candidatos têm até o dia 29 de novembro para realizarem as inscrições. A eleição, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, definirá os novos Rei Momo, Rainha e Princesa do carnaval. Nos próximos dias também serão divulgados os Blocos de Rua, Blocos Caricatos e Escolas de Samba contemplados nos editais de auxílio financeiro aos atores do Carnaval de Belo Horizonte 2024.