13 December 2023 -
Abrindo o calendário oficial de eventos carnavalescos de Belo Horizonte, acontece no próximo domingo (17), a eleição da Corte Real Momesca do Carnaval 2024. O evento vai eleger o Rei Momo, a Rainha e a Princesa da folia belo-horizontina, representantes que serão responsáveis por levar o espírito carnavalesco e o samba no pé a diversos compromissos oficiais e agendas de promoção do Carnaval de Belo Horizonte 2024. A eleição será realizada a partir das 13h, na Feira do Mineirinho (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1.000 - São Luiz). A programação é aberta ao público e tem entrada gratuita.
“A eleição da Corte Real Momesca marca a abertura das festividades do Carnaval de Belo Horizonte 2024. Os eleitos irão promover a nossa cidade e a cultura carnavalesca em várias agendas oficiais. Convidamos foliões, carnavalescos e amantes do samba a comparecerem neste grande marco da nossa festa, que irá ocorrer na Feira do Mineirinho, no próximo domingo. É o início de mais uma folia alegre, diversa e plural na capital mineira”, comenta Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur.
Além da eleição da Corte Momesca, o evento do próximo domingo contará com a apresentação do Bloco Caricato Estivadores do Havaí, da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova e da Banda Diga Lá. A imprensa está convidada para acompanhar a agenda.
A eleição
A eleição da Corte Real Momesca do Carnaval 2024 ocorre em três etapas, sendo a primeira a inscrição. A segunda etapa foi uma pré-seleção, que aconteceu no dia 5 de dezembro, no Centro de Referência da Juventude (CRJ). Na ocasião, foram escolhidos oito homens e oito mulheres, que agora disputam os três postos reais.
Durante o evento do próximo domingo, os candidatos se apresentam com trajes definidos no edital. Eles serão avaliados por uma comissão formada por jurados indicados pela Belotur, por quesitos como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
A Corte Real Momesca de Belo Horizonte é eleita desde 1980. Os ganhadores se tornam os legítimos representantes da folia belo-horizontina, participando de eventos, agendas oficiais, ações sociais e entrevistas. Os eleitos recebem faixas de reconhecimento, figurinos oficiais e uma premiação no valor líquido de R$15.900,00 para o Rei Momo e para a Rainha, e de R$12.720,00 para a Princesa.