23 December 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte firmou mais duas parcerias com entidades interessadas em vincular as marcas à folia da capital mineira. O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) irão apoiar financeiramente o Carnaval de Belo Horizonte. A entidade que representa o comércio em Minas Gerais assinará a chancela de cota Apoio. Já a CDL/BH adquiriu a chancela de cota Colaboração. Os acordos de patrocínio foram publicados na edição deste sábado do Diário Oficial do Município (DOM). Além dos valores investidos pelas entidades, a Prefeitura de Belo Horizonte está finalizando a assinatura de contrato de patrocínio com o Governo do Estado, por meio da Codemge, no valor de R$ 4 milhões de reais.
“Estamos muito contentes em ter grandes parceiros, como o Sistema Fecomércio-MG e a CDL/BH, na realização do Carnaval de Belo Horizonte em 2024, entidades que acreditam na força da nossa festa como a maior expressão cultural de Minas Gerais. Também estamos finalizando o contrato de patrocínio com o Governo do Estado, por meio da Codemge. Esses investimentos irão ajudar a proporcionar aos foliões uma festa cada vez mais acessível e sustentável, com uma infraestrutura de qualidade, atraindo a participação dos moradores da cidade e turistas de diversas partes do continente. Seguimos dialogando com empresas interessadas em participar da construção da melhor folia do país”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
Já consolidada como uma das maiores festas momescas do Brasil, o Carnaval de Belo Horizonte tem se tornado uma boa oportunidade para que entidades e empresas apresentem seus produtos e serviços, e realizem ações de relacionamento com o público. O investimento da Fecomércio-MG foi de R$1 milhão em verba direta. Já a CDL/BH aportou R$ 500 mil na folia belo-horizontina. Entre as contrapartidas, disponibilizadas de acordo com cada uma das duas cota de patrocínio, estão: possibilidade de ativações de marca em logradouros públicos com apoio operacional da Prefeitura de Belo Horizonte; exposição de marca nas redes sociais, portal e imprensa e a exibição da marcas patrocinadoras em peças gráficas e de sinalização de avenida e decoração de logradouros, além do direito de uso da marca do Carnaval de Belo Horizonte nas ações de comunicação.
“É com muita satisfação que a Fecomércio-MG entra no segundo ano consecutivo de patrocínio para o Carnaval de Belo Horizonte. Desta forma, estamos contribuindo para a realização de um dos maiores carnavais do país. Isso nos alegra muito”, disse Nadim Donato, presidente da Fecomércio-MG.
Carnaval de Belo Horizonte
O Carnaval de Belo Horizonte é organizado de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Além dos famosos blocos de rua, a festa da capital mineira conta ainda com palco, desfiles de escolas de samba e blocos caricatos, abertura oficial com o Kandandu (encontro de blocos afro) e eleição da Corte Momesca. Na última edição, realizada neste ano, o festejo teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade, entre eles 226 mil turistas, e uma movimentação financeira de R$ 720 milhões de reais. O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte será entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro de 2024.