Pular para o conteúdo principal

Carnaval de Belo Horizonte 2024 recebe grandes nomes da música brasileira
Foto: Julia Lanari/Divulgação

Carnaval de Belo Horizonte 2024 recebe grandes nomes da música brasileira

criado em - atualizado em

O Carnaval de Belo Horizonte receberá, entre os mais de 500 desfiles previstos para este ano, nomes de destaque do cenário da música brasileira. Já estão confirmados para se apresentarem na folia da capital o cantor Michel Teló, a dupla sertaneja Clayton e Romário e a banda baiana É o Tchan!. O show do É o Tchan! é patrocinado pelo Sistema Fecomércio-MG (Sesc e Senac em Minas) e Sindicatos Empresariais, apoiador oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2024. Confira a programação do Carnaval no Portal Belo Horizonte.

“Ver o interesse de nomes de destaque da música nacional em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte mostra como a nossa folia está sendo vista e valorizada por todo Brasil.  Além disso, a festa belo-horizontina demonstra a cada ano sua importância cultural e o engajamento dos atores, com um aumento significativo nos blocos estreantes para esta edição”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

No dia 11 de fevereiro, a dupla mineira Clayton e Romário apresentará releituras de grandes sucessos do sertanejo nacional no desfile que começa às 15h, com concentração na avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, na Pampulha.

No mesmo local, o cantor e compositor Michel Teló se apresenta no dia 12, com concentração a partir das 14h. O sertanejo promete sacudir os foliões com os sucessos “Fugidinha”, “Humilde Residência” e “Ai Se Eu Te Pego”.

Para fechar em grande estilo o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte, a banda É o Tchan! se apresenta no Bloco do Comércio, no dia 18, a partir das 13h30. O desfile da banda baiana sairá da avenida Santos Dummont em direção à Praça Sete, no hipercentro da capital. O cortejo contará, ainda, com a participação do grupo Batuca Sesc e dos blocos Quando Come Se Lambuza e Tchanzinho Zona Norte.

“Além de ser uma grande manifestação popular da cultura brasileira, o Carnaval é um evento de enorme importância para o comércio por movimentar bares, restaurantes, hotéis e lojas de vários segmentos. Belo Horizonte tem hoje o melhor Carnaval do país. Ao apoiá-lo, o Sistema Fecomércio-MG contribui diretamente para o fortalecimento da economia local”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-MG  (Sesc e Senac em Minas) e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato.

Blocos estreantes

Para o Carnaval de Belo Horizonte deste ano, 168 novos blocos de rua se inscreveram para desfilar pela primeira vez com cortejos em diversas regiões da capital.

Entre os blocos estreantes está o Bloco da Miroca, que reúne moradores da Comunidade São Lucas, e sai nesta sexta-feira (2), às 15h, na rua Coronel Fulgêncio 1966, no bairro São Lucas.

No domingo (4), o Carnafate, grupo oriundo do Calafate - Escolas de Circo, Teatro e de Tambores de Minas - promete sacudir os foliões com muito Congado em uma bateria com 30 integrantes. O bloco sai às 8h, na Rua Zurich, 518, no bairro Nova Suíça.

No dia 10, o destaque fica por conta dos blocos “Tá Pensando o Quê?” e “Baile da Sapataria”. O Bloco “Tá Pensando o Quê?” surgiu da vontade dos componentes do grupo levar aos fãs da música sertaneja uma opção a mais para curtir o Carnaval de Belo Horizonte. O desfile ocorre a partir das 11h, na rua Curitiba, 2.457, bairro Lourdes.

No mesmo dia, o Bloco Baile da Sapataria, inspirado na festa que leva o mesmo nome, inicia, às 14h, o cortejo com muita alegria, diversidade e concentração na rua Fernandes Tourinho, 503, na Savassi.

Com 16 anos de estrada e dois discos lançados, a banda mineira Odilara lança o Bloco do Odilara, que promete apresentar aos foliões sucessos de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Tim Maia e Rita Lee. O grupo sai no dia 13, às 9h, na rua Mármore, 179, bairro Santa Tereza.

No mesmo dia, às 13h, acontece o desfile do Bloco ‘Quem Não Aguenta Bebe Leite’, da banda Grata Dose. O cortejo sai da Rua Sergipe, 811, na Savassi.

Carnaval de Belo Horizonte 2024

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.