Pular para o conteúdo principal

Carnaval da diversidade: blocos para todos os públicos

Carnaval da diversidade: blocos para todos os públicos

criado em - atualizado em

O carnaval é a maior festa popular brasileira e um importante espaço de diversidade e inclusão. E em Belo Horizonte não podia ser diferente, a folia da capital contará com mais de 500 desfiles de blocos de rua em 2023. O grande número de cortejos é reflexo da pluralidade de públicos que buscam as ruas para se expressar. São blocos voltados para os públicos infantil, terceira idade, afro, nerd, LGBTQIAP+, tutores de pet, focados no protagonismo feminino, entre outros.

 

Durante a coletiva de lançamento do Carnaval de BH, o prefeito Fuad Noman destacou a importância da diversidade na festa e a necessidade de se respeitar as diferenças. "Nós queremos um carnaval sem assédio. Queremos um carnaval que se defenda e proteja as mulheres, as crianças e a comunidade LGBTQIA+. Porque esse é um carnaval de todos. É o carnaval da alegria. Nós todos precisamos aproveitar esse momento porque é a nossa grande festa. É a festa da alegria e a alegria não se mistura com assédio e discriminação.” 

 

A Prefeitura de Belo Horizonte entende o carnaval como uma festa responsável, cidadã e sustentável. Por isso, ela realiza a campanha ‘Nossa folia é de respeito: Carnaval mais feliz é carnaval para todos!’. A ação principal se desdobra em diversas campanhas educativas para a não comercialização de garrafas de vidro, plantio de mudas, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis e combate à importunação sexual. 

 

Durante a folia, o Grupo de Combate à Importunação Sexual de Mulheres no Transporte Público realizará intervenções educativas nos blocos. Composto por agentes femininas da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), ele surgiu  com o objetivo de incentivar as vítimas de casos ocorridos dentro dos ônibus a denunciarem os abusadores, já que a subnotificação era muito alta.

 

Este ano a distribuição de material com a frase “Nosso bloco é de respeito. Importunação aqui não!” será feita pelas guardas femininas com o apoio de policiais civis da Delegacia de Mulheres e de integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher/ MG, que se integraram ao grupo para fortalecer a campanha e acabar com a impunidade.

 

Confira abaixo a seleção de blocos de rua destacados por temática. A programação completa dos desfiles de blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

*Infantis

 

  • Seu Vizinho

Data: 18/02

Previsão de desfile: 12h

Endereço de concentração: Avenida Mem de Sá, Fazendinha 

 

O Seu Vizinho surgiu em 2014 como um bloco de carnaval no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas do Brasil, com o objetivo de fazer um carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento e das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela e para a união da cidade. Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, cultura, educação e apoio socioassistencial às famílias da comunidade e buscou o fortalecimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais. Hoje, atua com Arte e Cultura como Formação Humana, desenvolve oficinas artístico-culturais, o carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações e mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, internet, estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais. Participam crianças, adolescentes, jovens, adultas e idosas. No Seu Vizinho é Todo Mundo Junto e Aglomerado!

 

  • Bloco dos Super-Heróis

Data: 18/02

Previsão de desfile: 11h

Endereço de concentração: Rua Matias Cardoso, 73, Santo Agostinho

 

Meu bloco surgiu em 2016 quando minha mãe me disse... porque você não faz um bloco dos super-heróis? olhando para minhas fantasias pensei. Vou fazer... desde então cada ano foi se expandindo mais e mais

 

  • Todo Mundo Cabe no Mundo

Data: 19/02

Previsão de desfile 11h30

Endereço de concentração: Rua Pitangui, 644, Santa Efigênia

 

O bloco "Todo Mundo Cabe no Mundo" desfila pelas ruas de Santa Efigênia e do Funcionários desde 2016. Nossa ideia de carnaval sempre foi a de afirmação da festa como manifestação folclórica – a maior do país – ou seja, popular, democrática, gratuita e aberta ao livre espaço da rua em que todos os cidadãos se sintam convidados a participar. 

 

  • Cenário Kids

Data: 19/02

Previsão de desfile: 10h

Endereço de concentração: Rua Michel Jeha, 178, São Bento 

 

O bloco da Cenário Kids tem como principal objetivo reunir as famílias e proporcionar integração entre as crianças. São realizadas oficinas, brincadeiras circenses, apresentações culturais e um desfile de moda infantil.

 

  • Demorô Kids

Data: 20/02

Previsão de desfile: 12h

Endereço de concentração: Avenida Magenta, 1007, Vitória

 

A ideia desse bloco é trazer para o bairro uma rua de diversões para crianças com brinquedos, diversões de folia, pinturas de rosto, fantasias, show infantil e brincadeiras ao ritmo do carnaval.

 

  • Bloco Criança Fantástica

Data: 21/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Rua Dinah Rocha Mello, 15, Heliópolis

 

O Bloco Criança Fantástica foi criado em 2019 pela Banda Super Fantástico, banda de animação infantil que se apresenta em festas, clubes e eventos desde 2011. O bloco tem como objetivo proporcionar uma folia com músicas infantis e o resgate de brincadeiras coletivas, oportunizando às crianças e famílias brincar em um carnaval super divertido.

 

*Terceira Idade

 

  • Chega o Rei

Data: 21/02

Previsão de desfile: 11h

Endereço de concentração: Rua Frei Conceição Veloso, 257, João Pinheiro

 

Em 2017, o grupo realizou seu primeiro desfile com a ideia de levar os clássicos de Roberto Carlos a todas as gerações. Em 2019 sua atuação cresceu e abriu espaço para a formação de uma bateria formada por cadeirantes, crianças, pessoas em situação de rua, jovens e pessoas da terceira idade, tocando surdos, caixas, tamborim, repinique, ganzá, Agbêe e também Agôgô. Ritmos de influências da música afro, misturadas com rock e MPB.

 

  • Bloco do Pescoção

Data: 21/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Avenida Álvares Cabral, 401, Lourdes

 

Criado para homenagear os jornalistas mineiros, o Bloco do Pescoção já tem presença garantida no Carnaval de Rua de Belo Horizonte desde 2015.Ele é formado por jornalistas, porém, aberto a todas as pessoas que gostam de pular Carnaval. Sua finalidade é homenagear aqueles que no dia a dia produzem informação, bem essencial para a democracia. O nome do bloco faz referência à prática comum nas redações, principalmente de jornal impresso: trabalhar até mais tarde para adiantar a edição do final de semana. Integram o bloco profissionais de veículos de comunicação e de assessorias de imprensa. Também conta com publicitários, RPs, fotógrafos e designers. Outro ponto importante é que o bloco é formado por pessoas da terceira idade.

 

  • Unidos de São Vicente

Data: 20/02

Previsão de desfile: 13h

Endereço de concentração: Praça Paulo Sigaud, 23, Calafate

 

O bloco surgiu através de amigos paroquianos de São Vicente, moradores do Bairro Nova Suíça. Nosso bloco tem características familiares com perfil de brincar o carnaval relembrando marchinhas de carnaval, valorizando a convivência da comunidade e abrindo oportunidade para que famílias possam trazer suas crianças, idosos e participarem do carnaval.

 

  • Bloco Alalaor

Data: 20/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Rua Pirolozito, 7, Santa Tereza

 

O Bloco Alalaor nasceu em 2017 em uma homenagem a um Senhor do bairro Santa Tereza, que com 90 anos dizia ainda não ter brincado em um carnaval de rua. Seu nome Alaor era motivo de bullying com a marchinha A-lah-laô e isso o reprimiu. O bloco ganhou destaque já no primeiro ano e cresceu nos anos seguintes com a inclusão de pessoas de todas faixas etárias. O objetivo do bloco, além da inclusão, é retratar a arte, a cultura e a tradição do carnaval familiar. A bateria é
composta por 50 integrantes que tocam diversos instrumentos de percussão. O bloco desfila com trio trazendo hits populares de carnaval, marchinhas, samba,  muito axé retrô e outros ritmos. 

 

*Afro

 

  • Afoxé Ogun De

Data: 18/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Rua Aloísio Villar, 350, Trevo

 

Inspirado nos 73 anos de fundação do maior bloco afro-brasileiro, Os Filhos de Gandhi, a Associação Cultural São Miguel Arcanjo, no ano de 2022, fundou o Afoxé Ogun De. Somos mais de 50 integrantes entre: percussionistas (atabaques, timbais, enxadas, agogôs e agbês) e o nosso belíssimo grupo de dança. Temos como objetivos a divulgação da riqueza cultural do nosso terreiro - Ilê Asé Olomi, fornecer mais uma opção de lazer, e contribuir para a consolidação do movimento dos blocos afro na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Minas Gerais.

 

  • Bloco Oficina Tambolelê

Data: 18/02

Previsão de desfile: 17h

Endereço de concentração: Rua Passo Fundo, 98, Novo Glória

 

O Bloco Oficina Tambolelê foi criado no final do ano de 1999 pelos integrantes do Grupo musical Tambolelê, no bairro Novo Glória, periferia de Belo Horizonte. Tendo como referência os ritmos afro-mineiros, do Reinado, foram feitas releituras que são executadas utilizando instrumentos de percussão convencionais, como: surdo, tamborim, repinique, surdinho. Usa-se também o patangome que é específico das guardas tradicionais. Com a sua musicalidade peculiar, o Bloco Oficina Tambolelê segue resistindo às barreiras, valorizando a cultura do Reinado de Minas Gerais e contribuindo na realização de novos carnavais.

 

  • Bloco do Vô Manoel de Aruanda

Data: 19/02

Previsão de desfile: 12h

Endereço de concentração: Rua Machado de Assis, 181, Senhor dos Passos

 

O bloco surgiu a partir de uma demanda dos filhos da casa e por desejo de celebrar o carnaval, como uma festa do povo preto, se juntou para viver a experiência de brincar e pular carnaval.

 

  • African Beat

Data: 20/02

Previsão de desfile: 16h30

Endereço de concentração: Praça da Liberdade, 109, Savassi

 

O bloco Conexão African Beat  teve sua história iniciada no ano de 2014, após levantar centenas de pessoas na Praça da Liberdade, numa apresentação solidária em que  o grupo Conexão Tribal African Beat  colocou a sua poderosa massa sonora em movimento nas ruas da cidade mineira. Liderado pelo Senegalês, multi-instrumentista Mamour Ba, o grupo tem um histórico positivo com o público reunindo pessoas de diversas idades, gêneros, classe social,  todos com o mesmo objetivo de festejar a alegria  do carnaval. O repertório do bloco African Beat passeia por vários estilos musicais,  usando instrumentos diversos de percussão, como timbales, thiuns, sabar e também instrumento de sopro, trompete. Para o carnaval de 2023, o Bloco African Beat vai apresentar seu repertório  Pop e Afro Beat, baseado nas tradições africanas,com o objetivo de difundir a alegria, versatilidade, timbres, sonoridade e riqueza rítmica africana, com muita dança, descontração e alegria.

 

  • Bloco Afro Magia Negra

Data: 22/02

Previsão de desfile: 13h30

Endereço de concentração: Rua Jundiaí, 97, Concórdia 

 

O Magia Negra bloco afro foi criado em 2013 pelo multi artista mineiro, agitador da cultura negra, educador e ritual designer Camilo Gan com o objetivo primordial de reunir pessoas comprometidas no enfrentamento ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele negra. O principal objetivo do bloco é promover a afrobetização por meio da arte e cultura negra. A banda de rua do bloco é composta atualmente de 60 membros, divididos entre músicos percussionistas, músicos de instrumentos de sopros e dançarinos. 

 

*LGTTQIAP+

 

  • Após Calypso

Data: 18/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Rua Sergipe, 900, Savassi

 

E já que ser diferente por aqui é regra, e não exceção. O bloco Após Calypso apresenta o melhor do Brega Pop, um bloco para quem quer bater cabelo e gritar Calypso bem no coração de BH. 

 

  • Abalô-caxi

Data:19/02

Previsão do desfile: 8h

Endereço de concentração: Avenida Assis Chateaubriand, 74, Floresta

 

Surgimos em 2016 como Alô Abacaxi com a proposta de intervir e dinamizar a rotina da cidade. Desde então, levantamos a bandeira em favor dos direitos LGBTQIA+ defendendo que a cidade seja um elemento democrático de trocas, onde os corpos sejam livres para exercer suas individualidades. Após quatro anos de existência, surge o desejo de reinvenção, a celebração das mutações, das possibilidades trazidas por elas. Assim, Alô Abacaxi se torna Abalô-caxi.O “Alô”, que antes representava o convite ao diálogo, dá lugar ao “Abalô” que chama à ação, abalar as estruturas. Já o “Abacaxi” é reduzido para “Caxi” que é a deglutição da palavra para criação de algo novo. Um movimento de possibilidades.

 

Nascemos com inspiração na Tropicália, enquanto movimento de quebra de paradigmas, não apenas na música, mas na política, na moral, no comportamento, no vestuário, no corpo. Nosso desejo é propor movimentações tropicais para carnavalizar e ocupar a cidade o ano inteiro, com respeito e apoio à diversidade."

 

  • Bloco Eleganza

Data: 19/02

Previsão de desfile: 16h

Endereço de concentração: Rua Sapucaí, 105, Floresta

 

Eleganza é um coletivo de Belo Horizonte formado por LGBT+s que visa valorizar e dar espaço para a cena drag brasileira. Ele surgiu em meados de 2013 e vem crescendo desde então. Somos o primeiro bloco de drag queens de BH, misturando Axé, música pop e atual brasileira, atraindo artistas queers e LGBTs de BH.

 

  • Bloco Garotas Solteiras

Data: 20/02

Previsão de desfile: 14h

Endereço de concentração: Rua dos Timbiras, 725, Funcionários

 

O Bloco Garotas Solteiras surgiu oficialmente em dezembro de 2015, durante uma conversa entre amigos que buscavam criar um bloco que tocasse música pop em ritmo carnavalesco, um sonho antigo que finalmente tomaria corpo no Carnaval do ano seguinte. O nome é uma tradução livre do título de uma das músicas mais icônicas da diva pop Beyoncé, Single Ladies. A partir das referências estéticas e musicais desta cantora que a linguagem visual, gráfica e musical do Garotas Solteiras se desenvolveu, passando a incorporar um repertório de músicas que vão do pop internacional ao funk brasileiro, das divas recém-chegadas às já consagradas pela crítica e pelo público. Respaldado pelas festividades carnavalescas, o nome do bloco diz respeito também a um canto de revolução feminista e LGBT, buscando a ocupação do espaço público por todos. Conta hoje com uma bateria que inclui tamborim/agogô, caixa, xequerê, repique e surdos.

 

  • Truck do Desejo

Data: 21/02

Previsão de desfile: 10h

Endereço de concentração: Avenida Augusto de Lima, 1212, Barro Preto

 

A Truck do Desejo é um bloco de carnaval de mulheres lésbicas, bissexuais, não bináries e sapatrans de BH, fundado em abril de 2018 com o objetivo de lutar contra o preconceito e dar maior visibilidade à cultura lésbica e bissexual. É composto por 150 integrantes, entre ala de dança, bateria e banda. Os instrumentos são surdos, caixas, agbês e agogôs e nossos ritmos passeiam entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton. O tema do nosso cortejo de 2023 é "Você me abre seus braços e a gente faz um país", marcando o reencontro com a rua e com o público depois de tanto tempo. O bloco traz a força da mulher sapabi e o otimismo de que dias melhores virão a partir do respeito às diversidades e a toda forma de amar.  

 

*Pets

 

  • Bloco do Zeca Pet

Data: 20/02

Previsão de desfile: 10h30

Endereço de concentração: Praça Padre Dino Barbiero, 10, São Luíz

 

Nosso bloco tem o objetivo de reunir animais e pessoas, em momento de descontração, segurança (sem fogos de artifício e barulhos altos), alegria (música em tom permitido para que eles possam desfilar as patinhas no asfalto junto seus familiares humanos e amigos pets), cuidado (local que não haja trânsito fluente e eles possam circular livremente), marcando este como um momento social necessário para todos. É um momento para divulgar o projeto de resgate de animais que temos, com direção para ter um Instituto de Recuperação Holística, que visa recuperar o animal e incluí-lo no núcleo familiar como membro, destacando a importância de estruturar uma rotina em que ele(s) faça(m) parte. Recuperamos o pet, tratamos corpo (clínica veterinária e com alimentação viva), alma (terapias: floral, acupuntura e outros) e espírito (prática do amor). Faremos uma festa linda e a mensagem consciente do projeto.

 

  • Carnapet

Data: 19/02

Previsão de desfile: 10h

Endereço: Rua Aquiles Lobo, 343, Floresta

 

Bloco de conscientização sobre a causa animal em Belo Horizonte.

 

*Protagonismo Feminino 

 

  • Bloco da Calixto

Data: 18/02

Previsão de desfile: 14h

Endereço de concentração: Rua Professor Moraes, 226, Savassi 

 

Comandado pela cantora Aline Calixto, o Bloco da Calixto arrasta multidões desde 2014 em BH. O trio elétrico percorre a região Centro-Sul da cidade com uma mega produção artística. O tema do próximo carnaval vai homenagear as mulheres na música. Cantoras e compositoras do mundo inteiro estarão presentes nesse enredo que promete extasiar o público. Madonna, Beyoncé, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Gal Costa, Beth Carvalho, dentre outras, darão o tom ao repertório carnavalesco.

 

  • Baque de Mina

Data: 21/02

Previsão de desfile: 15h

Endereço de concentração: Avenida Álvares Cabral, 241, Centro

 

O Baque de Mina é um grupo percussivo composto exclusivamente por 25 mulheres que tocam Maracatu de Baque Virado, tradicional manifestação popular de Pernambuco, considerado o mais antigo ritmo afro-brasileiro. Criado em Belo Horizonte no Carnaval de 2013, e coordenado pela percussionista Daniela Ramos desde 2017, o grupo Baque de Mina inova na capital mineira ao apresentar uma bateria exclusivamente feminina nesta manifestação onde, originalmente e em sua tradição, não era permitido o ingresso de mulheres na percussão. Primeira bateria feminina e feminista da cidade e primeiro grupo de Maracatu feminino do estado de Minas Gerais, o Baque de Mina busca romper com os pré-conceitos (e preconceitos) de que “percussão é coisa para homem”, mostrando que a força do Maracatu de Baque Virado tem poderosa expressão feminina. Como um dos objetivos centrais do Baque de Mina, está a busca por amplificar, através da música, a voz das mulheres na sociedade na luta por equidade entre os gêneros."

 

  • Filhas de Clara

Data: 26/02

Previsão de desfile: 16h

Endereço de concentração: Avenida Clara Nunes, 107, Renascença

 

O bloco estreou em 2019, com mulheres do cenário musical mineiro evocando a claridade daquela que foi uma das maiores intérpretes do nosso país! Homenageando a sambista Clara Nunes, o bloco Filhas de Clara reúne apenas mulheres artistas como Aline Calixto, Julia Tizumba, Tia Elza, Alcione Oliveira, Maria Elisa Pompeu, Analú Braga, entre outras, que compõem a banda e desfilam pela avenida que leva o nome da artista, no bairro Renascença, onde a mesma viveu parte da sua vida. O primeiro desfile em 2019 arrastou 20 mil foliões e seguiu a tradição em 2020, acumulando um público de 30 mil pessoas. A adesão à homenagem foi maior do que se poderia imaginar. A avenida ficou tomada por milhares de pessoas que se emocionaram, cantando junto clássicos do repertório de Clara. Temos como objetivo manter viva a memória da Clara. 

 

* Nerds

 

  • Unidos da Estrela da Morte

Datas: 18 e 20/02

Previsão de desfile: 13h

Endereço de concentração: Rua Marechal Deodoro, 205, Floresta

 

O Bloco Unidos da Estrela da Morte, também conhecido como Bloco Nerd, foi criado em 2015 pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais, composto de fãs mineiros do filme setentista: Star Wars. Para inserir ainda mais esta paixão cinematográfica na rotina da vida real, resolveu-se participar do Carnaval de BH com esta temática icônica e marcadora de gerações – ficção científica e fantasia! O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca frequentou Carnaval de Rua, que são em sua maioria sedentários, não curtem necessariamente o ritmo de carnaval tradicional, mas adoram se fantasiar (cosplay/cospobre) e falar sobre nerdices! O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenhos animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock e samba reggae. 

 

  • Super Bloco 

Data: 19/02

Previsão de desfile: 12h

Endereço de concentração: Rua Gonçalves Dias, 1508, Lourdes

 

Nascido em 2022, o Super Bloco traz para o carnaval de Belo Horizonte um dos fenômenos da cultura pop contemporânea: O entusiasmo pelos heróis. Os heróis das histórias em quadrinhos conquistaram seu espaço no cinema, nas séries de televisão, jogos e no imaginário popular, nada mais adequado que fazerem parte da folia belo-horizontina. Essa é a intenção do Super Bloco, um bloco de carnaval que convida crianças e adultos, pessoas de todas as idades, para se vestir e festejar como seus heróis favoritos. O bloco contará com apresentação musical da Banda The Call of Nerds, e com apoio do Nerd Experience, maior evento Nerd/Geek de Minas Gerais. A folia será marcada por músicas-tema de filmes, séries, animes e desenhos que fizeram parte da infância e adolescência de todos. 

 

Carnaval 2023

 

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.