Pular para o conteúdo principal

Praça Sete de Setembro com carros passando e prédios, no fim do dia.
Foto: Marcelo Alves.

Carnaval 2018 tem operação de trânsito e transporte

criado em - atualizado em
Durante o Carnaval de Belo Horizonte, a BHTrans vai realizar uma operação de trânsito e transporte na Área Central da Capital e nas regionais com o objetivo de garantir a mobilidade dos foliões e da população que precisa transitar próximo aos locais da festa. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) vão trabalhar em parceria com diversos órgãos no Centro de Operação da Prefeitura (COP-BH), onde será feito todo o monitoramento da operação.


 
Planejamento para o trânsito

 

Área Central - Com o número expressivo de blocos que irão desfilar na Área Central, foi preparado um esquema delimitando as áreas onde os blocos estarão concentrados, criando assim uma estrutura de desvios no trânsito para minimizar o impacto para aqueles que precisam se locomover dentro da Área Central durante o Carnaval.


Corredor da Contorno - A recomendação é que os motoristas trafeguem pela Avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e transporte público. A medida vai facilitar o acesso a qualquer destino dentro da área central.


Os desfiles dos blocos podem, por vários momentos, interromper a circulação na área central. Portanto, o melhor caminho é a Avenida do Contorno.


Rotor Praça Raul Soares - As vias no entorno da Praça Raul Soares funcionarão como um rotor para acessibilidade do trânsito e do transporte coletivo à Avenida do Contorno e alguns locais dentro da Área Central que não terão a presença dos blocos. As avenidas Amazonas, Bias Fortes, Olegário Maciel e o Elevado Dona Helena Greco irão operar como entradas e saídas dentro da área central e assim facilitar o acesso à Avenida do Contorno. 


Área Hospitalar - Para acesso a Área Hospitalar indica-se utilizar a Avenida do Contorno até a entrada pela Rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar). Esse trajeto estará livre para o trânsito, em ambos os sentidos da Avenida do Contorno, e os Agentes da BHTRANS irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos. 

Acesse o mapa on-line da área central onde ocorrem a maioria dos eventos. 



Fechamento Viaduto Leste – No sábado, dia 10 de fevereiro, parte da Avenida do Contorno, da Rua dos Guaicurus até o Viaduto da Floresta, será interditada para o desfile do Bloco “Então Brilha”. Diante do tamanho do público do evento e para garantir as condições de segurança, a BHTRANS pode fechar operacionalmente o acesso, em ambos os sentidos, do Viaduto Leste (Complexo da Lagoinha) e do Viaduto da Floresta. Os acessos ao Centro serão realizados da seguinte forma: 



Desvio - Interdição Viaduto Leste

Desvio 1 - Complexo da Lagoinha, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Dom Pedro II, Viaduto B, Avenida Olegário Maciel.



Desvio 2 - Av. Antônio Carlos, retorno no Viaduto Senegal, Viaduto B, Avenida Olegário Maciel.



Desvio 3 - Interdição Viaduto Floresta: Avenida do Contorno, Rua Curvelo, Rua Itajubá, Avenida Silviano Brandão, Avenida Cristiano Machado (sentido Túnel ou Venda Nova).


 
Transporte coletivo

A partir de sábado, dia 10 de fevereiro, o transporte coletivo municipal terá um planejamento especial para atender os usuários com a ampliação no quadro de horários e acréscimo de viagens. É importante salientar que essas medidas acompanham a previsão e a realização dos eventos. Linhas alimentadoras das estações (São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro) estarão preparadas para atender a demanda, sobretudo, em virtude do horário estendido no atendimento do Metrô. 

 
Transporte coletivo na Área Central

Para garantir a mobilidade dos usuários durante o Carnaval, o esquema de trânsito da Área Central vai contar com rotas especiais, incluindo alterações no itinerário e nos pontos de embarque e desembarque. As rotas vão priorizar, sobretudo, o trânsito na Avenida do Contorno e no Rotor da Praça Raul Soares e evitar as áreas com deslocamento de blocos.

Guia de Bolso - A BHTrans vai disponibilizar, em seu portal e no da Prefeitura, um Guia de Bolso no qual o cidadão poderá consultar, baixar ou imprimir um mapa com o desvio e os pontos da linha que utiliza. Este gua tem todas as linhas com desvios na Área Central em formato PDF para consulta.

Foliônibus - Belo Horizonte vai receber, entre os dias 10/2 (sábado) e 13/2 (terça-feira), 20 Foliônibus. Esses ônibus, gratuitos, farão um trajeto circular no Centro, das 11h às 22h, com saída a cada 5 minutos da Avenida dos Andradas, 2.407 (entre a Praça do Perrela e Avenida do Contorno), seguindo pela Avenida do Contorno, retorno sob o viaduto da Floresta, Avenida do Contorno, Avenida Olegário Maciel, Rua Antônio Aleixo, Rua Santa Catarina, Avenida do Contorno, Rua Pacífico Mascarenhas, Avenida dos Andradas. O trajeto escolhido visa a atender o maior número de pessoas e de atrações, além de proporcionar fácil acesso a estações do metrô.



Pontos desativados - Mais de 200 pontos de ônibus serão desativados dentro da Área Central. Cartazes e banners informativos nesses pontos vão informar aos usuários o ponto mais próximo da sua linha.



Posso Ajudar? - Para ajudar os foliões e usuários do transporte coletivo, funcionários da BHTrans prestarão informações sobre a cidade (trajetos, hotéis, transporte municipal e intermunicipal, entre outras) em seis pontos estratégicos da Área Central:

 
- Praça Sete (em frente o Cine Brasil Valourec);

- Praça da Estação (Rua da Bahia com Rua dos Caetés);

- Praça da Liberdade (Próximo ao Edifício Niemayer);

- Praça da Savassi (Avenida Cristóvão Colombo com Rua Antônio de 

Albuquerque)

- Avenida Brasil com Avenida Pasteur;

- Praça de Santa Tereza (em frente ao Bolão).



 MOVE - O Sistema MOVE também terá operação especial durante o Carnaval para atender os usuários. 

• As estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho estarão abertas 24 horas, das 4h de sexta-feira, 9/2, até de 1h de quinta-feira, dia 14/2. 

• As estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas no dia 10/2 (sábado), das 4h às 13h59. Funcionamento normal a partir das 14h de sábado.

• As estações Tamoios e São Paulo estarão fechadas nos dias 11/2 (domingo) e 13/2 (terça-feira). O atendimento será realizado nas estações Carijós e Rio de Janeiro.

•  A estação MOVE Carijós irá operar 24 horas no carnaval. 

Os usuários serão informados com antecedência por meio de cartazes e avisos sonoros nas estações.



Metrô e Linhas Alimentadoras - O metrô vai funcionar até às 2 horas da manhã nos dias 10 (sábado), 11 (domingo), 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira).Linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para atender a demanda complementar. 



Comunicação 



Twitter - Durante todos os dias de folia, o perfil no twitter @OficialBHTRANS vai trazer todas as informações sobre trânsito e transporte dos eventos e blocos. Os usuários da rede social também podem seguir a hashtag #CarnavalBH2018 para acompanhar as atualizações.



Portal BHTrans - Todas as informações sobre trânsito e transporte dos eventos e blocos do Carnaval de Belo Horizonte estarão disponíveis no portal da BHTrans.


Facebook - A página da BHTrans no Facebook será atualizada com informações sobre o Carnaval de Belo Horizonte 2018.  


156 - A Central de Relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte, 156, também irá prestar informações sobre trânsito e transporte.
 



Números do Carnaval


  - Unidade Integrada de Trânsito (UIT): Em média serão 250 agentes da BHTrans atuando diariamente no trânsito e transporte durante o Carnaval 2018. O número fica ainda maior com a parceria com agentes da Guarda Municipal (em média 100 agentes por dia) e da Polícia Militar (em média 120).

 

 - Serão 53 funcionários da BHTrans auxiliando os foliões no “Posso Ajudar” diariamente. Serão mais de 500 profissionais trabalhando diariamente para organizar o trânsito e orientar os foliões durante o Carnaval de Belo Horizonte 2018.