Pular para o conteúdo principal

Campeonato Brasileiro de Handebol 2023 terá início nesta terça-feira, em BH
Mateus Loreto

Campeonato Brasileiro de Handebol 2023 terá início nesta terça-feira, em BH

criado em - atualizado em

Com apoio financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte a Federação Mineira de Handebol realiza, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, o Campeonato Brasileiro de Handebol Juvenil de Seleções Masculina e Feminina 2023.

O evento, que é aberto ao público, terá a participação de dezessete equipes, sendo dez na modalidade masculina e sete feminina, com representantes de Alagoas; Amazonas; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso Do Sul; Minas Gerais; Pará; Pernambuco; Rio Grande Do Sul, e São Paulo. Os jogos serão realizados em dois locais simultâneos:  Ginásio Poliesportivo do Colégio Monte Calvário e Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. A Abertura Oficial do evento será nesta quinta-feira (30), às 08h30, no Clube Oi Art, Rua Professor Galba Veloso, 327 – Bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte.

Nesta edição, participam cerca de seiscentos atletas de todo o Brasil, com, aproximadamente, cem professores, dezenas de técnicos e gestores esportivos de todas as regiões, além de profissionais de arbitragem, auxiliares de coordenação e staff, totalizando uma média de oitocentas pessoas envolvidas em todo o evento.

O Campeonato Brasileiro de Handebol de Seleções Juvenil Masculino e Feminino 2023 é uma realização da Confederação Brasileira de Handebol, executado em parceria com a Federação Mineira de Handebol e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte.

O presidente da Federação Mineira de Handebol (FMH), Luiz Fernando Andrade, destaca a importância do apoio da Prefeitura para projetar o esporte e atletas de Belo Horizonte para o cenário nacional. “Nada disso seria possível sem o patrocínio e o apoio da secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, que, por meio de Edital de Patrocínio da prefeitura, viabilizou todo o suporte para a execução do evento. Este incentivo projeta nossos atletas e o esporte para o cenário nacional e também divulga a cidade como um todo, movimentando a economia e o turismo local”, enfatizou Andrade.

O esporte e todas as atividades físicas, de acordo com a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, são de extrema importância para a saúde e o desenvolvimento humano e fazem parte das políticas públicas da Prefeitura. “É determinante para o prefeito Fuad Noman que a Secretaria de Esportes invista na realização de eventos dessa natureza, pois, as modalidades esportivas são ferramentas essenciais para a promoção da saúde e o desenvolvimento social. Nosso trabalho é incentivar projetos diversificados, agitando a cidade com eventos para a prática de esportes e outras atividades físicas”, explicou a secretária. 

Vôlei na Praça

Já no próximo dia 3 de dezembro, a Federação Mineira de Vôlei, também com patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, realiza, na Praça da Savassi, o evento Vôlei na Praça, das 8h às 14h. A ação será gratuita e aberta ao público, com idade acima de nove anos.  Duas quadras oficiais e seis de minivôlei serão montadas nas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. O objetivo é promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, bem como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos.

Auxílio financeiro

O Campeonato Brasileiro de Handebol de Seleções Juvenil Masculino e Feminino 2023 e o Vôlei na Praça fazem parte do grupo de nove eventos esportivos, realizados na capital mineira, com auxílio financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte.  Os eventos esportivos e de atividades físicas foram selecionados em Edital, no início de setembro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O valor global ofertado foi de R$ 400 mil, divididos em três categorias de eventos, nas quais foram contemplados os seguintes projetos: BOP Games 2023, Campeonato Brasileiro de Handebol de Seleções Juvenil Masculino e Feminino 2023,; Esporte na Quebrada,; Vôlei na Praça BH 2023,; JD 9 anos,; Copa Belo Horizonte de Beach Tennis,; Circuito Personal,; Festival de Taekwondo 2023,; e Futevôlei Social.

Ao todo, são mais de 30 modalidades esportivas e atividades físicas desenvolvidas – seja no formato de competição, oficina ou prática - na modalidade presencial, atendendo aos objetivos da SMEL de democratizar, diversificar e fortalecer o esporte e o lazer no município. Os eventos tiveram início em setembro e serão encerrados até o final de dezembro.