Pular para o conteúdo principal

Idosa de costas puxa a blusa preta enquanto é vacinada por agente de saúde
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Campanha de vacinação contra a Influenza vai até 1º/6

criado em - atualizado em
Em Belo Horizonte, 546.754 pessoas já se vacinaram contra a Influenza, o que representa 67% do público-alvo. Este ano a população da capital a ser vacinada é de 815.847 e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal. A campanha teve início em 23 de abril e segue até o dia 1º de junho.

O público alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde é: população acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens em medida socioeducativa de 12 a 21 anos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas.

O último balanço da campanha, realizado no último dia 21, aponta que o grupo prioritário com menor procura pela vacina é formado pelas crianças com idade entre dois e quatro anos. O total de crianças dessa faixa etária a ser vacinada é 79.791. Até o momento, apenas 31.778 crianças foram imunizadas, o que corresponde 39,8%. Outro público com baixa procura pela vacina é formado pelas gestantes. O total a ser vacinado é de 22.235 gestantes, sendo que só 11.032 procuraram os centros de saúde para serem imunizadas, ou seja, 49,6%. 

A vacina contra a gripe é segura e principal forma de prevenção aos vírus da Influenza. Ela imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. A vacina está disponível em todos os centros de saúde da capital.