31 January 2025 -
Com mais de 190 espetáculos, a 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança tem tomado conta dos palcos dos teatros de Belo Horizonte. A programação, que se estende até 16 de fevereiro, oferece uma série de apresentações para o público de todas as idades. Os espetáculos estão espalhados por diversos espaços da cidade, entre eles o Teatro Marília, o Teatro Francisco Nunes e o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. A programação completa está disponível no Portal Vá ao Teatro.
Os clássicos infantis “João e Maria e a Casa de Chocolates”, inspirado no tradicional conto dos Irmãos Grimm, e “Mogli, o menino lobo” chegam ao Teatro Marília nos fins de semana de 1º e 15 de fevereiro, respectivamente. Para os adultos, um dos destaques da programação é a comédia “Casal TPM”, em cartaz de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. A peça é para maiores de 14 anos.
Também no palco do Marília, o espetáculo “Sapato Bicolor” apresenta nos dias 4, 5, 10 e 11 de fevereiro a história de um homem que reflete sobre sua existência e seu passado, entrelaçando suas memórias à Soul Music. Já a peça “A Casa” explora a relação do corpo feminino com o espaço doméstico, e o caminho para encontrar brechas e derrubar muros para que mulheres consigam se expressar livremente. O espetáculo acontecerá entre 13 e 16 de fevereiro.
Quando o assunto é dança, o público do Teatro Marília poderá assistir às apresentações “Travessia + escute só”, com o Grupo Jovem Arte & Passo, e “Ruídos”, com o Mira Grupo de Dança. A primeira acontece em 6 e 7 de fevereiro, e a segunda nos dias 8 e 9. Ambos espetáculos prometem emocionar o público e envolvê-lo em narrativas inspiradas em obras literárias que discorrem sobre o encontro com o outro.
Aventuras infantis e comédias para adultos
A programação do Teatro Francisco Nunes também recebe o espetáculo “Casal TPM”, de 7 a 9 de fevereiro. Outras comédias adultas também entram em cartaz no teatro: “Como se livrar das dívidas em 12 hilárias prestações” (14 de fevereiro); “Deboche - A Comédia” (1, 8 e 15 de fevereiro); “Manda quem pode, obedece quem é marido” (4 ao 6/02); e “Perigo! Mineiros em férias” (15 e 16 de fevereiro).
O público infantil, por sua vez, poderá se divertir com as peças voltadas para crianças que também chegam ao Francisco Nunes. São elas, “As Aventuras de Dom Quixote” (1 e 2 de fevereiro); “Moana” (8 e 9 de fevereiro) e “Os 3 Porquinhos” (15 e 16 de fevereiro). Esta última, uma narrativa que perpassa gerações, pretende surpreender o público e animar famílias inteiras que reconhecerão personagens que fizeram parte da infância de muitos pais.
Na dança, a Cia de Jazz Emaline Laia apresenta dois números sequenciais: “Pérola Negra”, um espetáculo de jazz que explora gestos e simbolismos das danças negras da diáspora africana; e "Devir”, com coreografias de ex-integrantes da companhia, que tece uma narrativa poética em cada parte traz temas como poder, guerra, escassez e morte. As apresentações de dança acontecem em 12 de fevereiro.
Localizado na região noroeste da cidade, o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado também recebe a programação da edição comemorativa de número 50 da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Com peças para o público adulto e infantil, o Teatro receberá em fevereiro seis peças para fazer rir e divertir a plateia.
Para o público infantil, sobem ao palco o clássico “João e o pé de feijão”, nos dias 8 e 9 de fevereiro, e “O grande vale dos dinossauros”, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. A classificação de ambos espetáculos é livre e, no segundo, crianças de até 2 anos de idade não pagam ingresso.
O público adulto, por sua vez, poderá assistir às peças “O submarino”, uma comédia romântica de Miguel Falabella que trata das incompatibilidades entre casais, no dia 16/02. Haverá também as comédias “O Toró, de Shakespeare”, uma adaptação da peça escrita pelo famoso dramaturgo inglês, em 15 de feverero; “Sadomasoquismo: a comédia do sexo” (1 e 2 de fevereiro) e "Terapia Sexual", de 7 a 9 de fevereiro.
Serviço
50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
Ingressos podem ser adquiridos no site www.vaaoteatromg.com.br ou nas bilheterias do teatro, que abrem duas horas antes do espetáculo.