Pular para o conteúdo principal

Câmara Mirim debate segurança pública nesta quarta, dia 5

criado em - atualizado em

Os 45 estudantes eleitos vereadores mirins em abril de 2017 participam nesta quarta-feira, dia 5 de julho, da 4ª sessão da Câmara Mirim, quando serão apresentadas questões relacionadas à Segurança. A solenidade acontecerá a partir das 13h 30 min, no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha .

 

Nessa sessão, a palestrante será Márcia Alves, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial . A seguir, os estudantes participam de suma simulação de uma Audiência Pública com a Comissão de Segurança.

 

O Projeto Câmara Mirim tem por objetivo formar novos cidadãos e promover uma aproximação entre o Poder Legislativo e a sociedade, buscando, inclusive, melhorar a imagem da Câmara Municipal junto aos moradores de Belo Horizonte. Para alcançar esse objetivo, os alunos assistem a palestras sobre temas relevantes para a cidade, sobre o papel dos vereadores e das Comissões Temáticas da Câmara Municipal. Os estudantes também formulam propostas de lei, que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara, podendo se tornar leis municipais.

 

As sessões da Câmara Mirim, acontecem todas as terceiras quartas-feiras de cada mês e visam engajar os vereadores mirins nas atividades do legislativo. Para isso, a cada sessão eles abordam temas ligados à política.O evento propõe palestras com especialistas do assunto e a simulação de uma Audiência Pública, com debate e análise do tema pelos vereadores mirins. Essa atividade é uma ação pedagógica que propicia a vivência efetiva e crítica do processo legislativo e político.