Pular para o conteúdo principal

Cachorro sendo vacinado contra a raiva
Foto: Rodrigo Clemente

Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva neste sábado

11/12/2020 | 18:04 | atualizado em 11/12/2020 | 18:10

A Semana de Vacinação Antirrábica Animal se encerra neste sábado, dia 12. Serão cerca de 240 postos, distribuídos em todas as regionais da cidade, para vacinação de cães e gatos, com funcionamento das 9h às 16h. Os endereços dos postos estão no portal da Prefeitura.

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou transportadores.

Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforço físico e devem ser mantidos em casa na sombra, com água e alimentação disponíveis. Os responsáveis que forem levar os animais para receber a vacina devem usar máscara e respeitar as regras de distanciamento.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva em Belo Horizonte. Embora a doença não seja registrada em humanos desde 1984 e em cães desde 1989, o vírus da raiva permanece em circulação na capital. Dados até outubro apontam que, neste ano, foram capturados oito morcegos positivos para raiva.