Pular para o conteúdo principal

Cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de 2023 termina nesta sexta-feira, dia 4
Foto: Alexandre Guzanshe

Cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de 2023 termina nesta sexta-feira (4)

criado em - atualizado em

O cadastro para os Blocos de Rua interessados em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023, cujo período oficial será entre os dias 4 e 26 de fevereiro, termina nesta sexta-feira (4). Esta é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do evento. Por meio dele, as secretarias municipais e os órgãos envolvidos organizam ações com antecedência para o melhor funcionamento da cidade durante a folia. Para se cadastrar, os interessados devem acessar o seguinte endereço eletrônico: eventosbh.pbh.gov.br

 

Após o fim das inscrições, começará o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões.

 

“Reforçamos a importância do cadastramento prévio dos Blocos de Rua para estruturar de maneira mais adequada a logística do Carnaval de Belo Horizonte. Outro fator importante é que somente os grupos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro, que também já está com as inscrições abertas. Nossa ideia é garantir uma festa mais organizada, limpa, com mobilidade, segurança e conforto para turistas e moradores da cidade. Fica nosso convite para que as pessoas interessadas em colocar o bloco na rua se cadastrem até a próxima sexta-feira e venham participar dessa folia que tem tudo pra ser histórica, com a alegria voltando às ruas”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

Entre os principais requisitos para o cadastro dos blocos de rua estão: o limite de tempo de cada desfile não poderá passar de seis horas (levando em consideração o tempo de concentração, desfile e encerramento) e determinados tipos de vias não poderão fazer parte do trajeto dos desfiles (áreas com risco de alagamento, áreas destinadas à programação oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, áreas hospitalares e seus acessos, rota protocolar de ambulância, áreas de segurança militar, interior de túneis, pontes, passarelas, viadutos e rota dos ‘Foliônibus’).

 

Para os grupos que já desfilaram em outras edições do Carnaval de Belo Horizonte será possível cadastrar até dois desfiles por bloco de rua. Para os novos blocos só será permitido o cadastramento de um desfile. Para se inscrever é preciso inserir informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão. Aqueles que tiverem dúvidas e dificuldades no cadastramento, podem consultar o tutorial para cadastro, que contém o passo a passo para a realização da inscrição.  

 

Guia Informativo

É importante que todos os blocos que forem desfilar no Carnaval de Belo Horizonte em 2023 leiam o guia informativo, elaborado pela Belotur, com orientações para auxiliar os organizadores e foliões a colocarem o bloco na rua. O material contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, auxílio financeiro, entre outras dicas. Vale ressaltar que somente os blocos cadastrados poderão participar do Edital de Auxílio Financeiro. Após a leitura dos documentos, se ainda assim, os representantes dos blocos precisarem de mais informações, é possível entrar em contato com a Diretoria de Eventos da Belotur (DREV) via email (carnaval.belotur@pbh.gov.br). A cada ano, a DREV, em parceria com a Prodabel, vem realizando melhorias no Sistema de Cadastramento de Blocos, tornando o processo de planejamento cada vez mais eficaz. O Carnaval de Belo Horizonte possui, inclusive, gestão integrada, com desfiles monitorados por georreferenciamento.