Pular para o conteúdo principal

Cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2025 termina nesta quinta-feira (30)
Área de Serviço

Cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2025 termina nesta quinta-feira (30)

criado em - atualizado em

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para o cadastramento de ambulantes interessados em comercializar bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2025, que vai de 15 de fevereiro a 9 de março. O término do cadastro, que inicialmente estava previsto para às 17h, foi prorrogado até o final do dia. Assim, os profissionais podem efetuar a inscrição até às 23h59 de hoje. O procedimento deverá ser realizado de forma on-line pelo endereço eletrônico ambulantesbh.com.br. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur. 

Podem se cadastrar pessoas com 18 anos ou mais que residam em Belo Horizonte. Durante o processo de inscrição on-line, os interessados devem enviar uma foto ou fazer upload (nos formatos PDF, JPG ou PNG) de um dos seguintes documentos: identidade (antiga ou nova), habilitação (antiga ou nova), Carteira de Trabalho, passaporte ou carteira de conselho de classe. 

A comprovação de residência deve ser feita por meio do envio de contas de água, luz, telefone ou internet em nome dos interessados, além do Título de Eleitor ou Cartão Único do SUS. Importante ressaltar que serão aceitos apenas documentos legíveis. As pessoas que já se inscreveram, mas tiveram seus cadastros cancelados devido a apresentação de documentos incorretos, terão a oportunidade de refazer o processo com a documentação correta até as 23h59 desta quinta-feira, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. 

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 15 de fevereiro e 9 de março – período oficial da folia na capital - desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas, a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a vedação de comercialização de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público. 

A data e horário de entrega das autorizações e credenciais serão informados pelo site oficial do Carnaval Belo Horizonte e no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As dúvidas sobre todo o processo de cadastramento e credenciamento podem ser enviadas para o endereço eletrônico: diretoria.belotur@pbh.gov.br. 

Carnaval de Belo Horizonte 2025

O Carnaval de Belo Horizonte 2025 conta com o patrocínio da Ambev, assinando a ‘Cota Apresenta’ Brahma. O grupo também participa da ‘Cota de Patrocínio’ Beats, Guaraná e Zé Delivery. O evento tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e a Rede Globo é a emissora oficial da folia. 

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade. Consolidado como um dos melhores carnavais de rua do Brasil, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. O evento de 2025 ocorrerá entre 15 de fevereiro e 9 de março. 

Além da importância cultural e de entretenimento, o Carnaval movimenta setores essenciais da economia, gerando emprego e renda para milhares de pessoas. A festa em Belo Horizonte conta com Blocos de Rua, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos, além do tradicional Kandandu — a abertura oficial com encontro de blocos afro — e da eleição da Corte Momesca. Em 2025, a expectativa é que a folia atraia cerca de 6 milhões de foliões e movimente aproximadamente R$ 1 bilhão na economia local.