Pular para o conteúdo principal

Cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2024 começa nesta terça-feira (16)
Foto: Léo Lara/Divulgação

Cadastramento de ambulantes para o Carnaval 2024 começa nesta terça-feira (16)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inicia, nesta terça-feira (16), o cadastramento de ambulantes interessados em comercializar bebidas e adereços carnavalescos durante o período oficial do Carnaval de Belo Horizonte 2024. O atendimento vai até o dia 26 deste mês, com exceção do domingo (21), de 12h às 20h, e deve ser feito presencialmente no Colégio Marconi (Rua Paracatu, 1.574, Bairro Santo Agostinho). A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Política Urbana em parceria com a Belotur.

 

A novidade para este ano é que todo o processo de cadastramento e credenciamento se dará em fase única. Ou seja, o interessado já sairá com a credencial no ato da inscrição. Todas as regras podem ser conferidas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte. As dúvidas sobre o cadastramento podem ser enviadas para o endereço eletrônico diretoria.belotur@pbh.gov.br

 

Podem se credenciar maiores de 18 anos com residência comprovada em Belo Horizonte. No ato da inscrição, os interessados devem apresentar os originais dos seguintes documentos: identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Caso não possua documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, poderá apresentar declaração subscrita por cônjuge, pai, mãe, irmão ou irmã, com a respectiva documentação comprobatória do vínculo.

 

A credencial, pessoal e intransferível, dá ao ambulante o direito de circular exclusivamente pelos desfiles de Blocos de Rua, entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro – período oficial da folia na capital - desde que o profissional respeite as normas descritas no edital, entre elas está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro e a permanência da dispersão após o término dos desfiles dos blocos de rua. Também é vedada a presença e comercialização em eventos privados, ainda que realizados em logradouro público.

 

Capacitação aos profissionais

 

O Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais oferecerá uma capacitação gratuita aos profissionais na quinta-feira (18), no Sesc Palladium, em três turmas diferentes (manhã, tarde e noite). Poderão participar da ação os primeiros três mil ambulantes credenciados, que fizerem o cadastro entre os dias 16 e 18 de janeiro, de acordo com o limite de vagas.

 

Durante a atividade, os profissionais vão receber orientações para potencializar as vendas, como técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, agilidade e fidelização dos clientes.

 

Carnaval  de Belo Horizonte 2024

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

 

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.