Pular para o conteúdo principal

Onze jogadores do Cachoeirinha, campeão da categoria master da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019, erguem a taça, comemorando com equipe técnica e amigos, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Cachoeirinha é o campeão do módulo Master da Copa Centenário 2019

criado em - atualizado em

Após ficar em desvantagem de dois gols frente ao Águia Negra no tempo regulamentar, o Cachoeirinha obteve o empate por 2 a 2 no penúltimo minuto de jogo e levou a melhor na disputa por pênaltis (4x2), sagrando-se campeão master da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019.

 

A decisão foi realizada no último domingo, dia 10, no Estádio Januário Carneiro (Campo do Santa Cruz), no bairro Maria Virgínia (regional Nordeste). A competição é organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

O Águia Negra era superior quando abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo, por meio de Volney. Logo aos cinco minutos da etapa final, a equipe ampliou para 2 a 0, com Edmilton. Parecia que a decisão estava definida.

 

Porém, o Cachoeirinha manteve a esperança de reação aos 24 minutos, quando Gleison diminuiu a diferença para 2 a 1. Aos 44, o que parecia improvável aconteceu: o goleiro Acácio deu rebote em uma cobrança de falta e Michel aproveitou a chance para igualar em 2 a 2, o que levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, o Cachoeirinha foi mais regular e venceu por 4 a 2, assegurando o título.

 

A equipe teve a seguinte campanha para chegar ao título: derrota por 4 a 1 para o Prointer; vitórias por 3 a 1 sobre o Santa Lúcia, 3 a 1 sobre o São José Operário, 2 a 1 sobre o Rio Petrópolis e 2 a 1 sobre o Rio Verde, além da decisão.

 

O goleiro Acácio, do Águia Negra, perdeu o título, mas levou o troféu de goleiro menos vazado da categoria, com três gols sofridos. O troféu de artilheiro do Master tem quatro atletas empatados. O vencedor será divulgado ainda nesta semana pela organização. O módulo Master equivale à categoria de veteranos (nascidos até 1978) da Copa Centenário.

 

 

Módulo A

ICA e Radiante farão a final do módulo A da Copa Centenário, nesta quarta-feira (13), às 20h, no Campo do Santa Cruz. As equipes garantiram vaga na decisão ao vencerem os adversários na semifinal, no último domingo, dia 10. Os dois jogos foram realizados no Campo do Santa Cruz. O ICA passou pelo Unidos da Leste por 2 a 0. O Radiante superou o São Luiz pelo placar de 3 a 0. O módulo A corresponde à primeira divisão do Adulto Masculino da competição.  

 

 

Inclusão social

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social dos praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.

 

Os jogos da Copa Centenário são realizados nos campos de várzea municipais de Belo Horizonte. A competição mobilizou em 2019 mais de 5.400 participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes distribuídos em oito módulos: Infantil, Juvenil, Adulto (A, B e C), Master e Feminino Adulto, além do Feminino Sub-17, criado pela Prefeitura em 2018.

 

Os campeões já definidos nesta temporada são o Itamarense (Infantil), São Bernardo (Juvenil), Tupinambás (Feminino Sub-17), Manchester (Feminino Adulto), Villa Real (Adulto Masculino – C), Américo (Adulto Masculino – B) e Cachoeirinha (Master).