Pular para o conteúdo principal

Sala de aula
Foto: Divulgação PBH

Busca ativa de estudantes reduz os riscos de abandono e evasão na pandemia

criado em - atualizado em

A secretaria municipal de Educação vem realizando o monitoramento contínuo de 5% do total de estudantes matriculados no Ensino Fundamental em Belo Horizonte, em razão de interações deficitárias ou risco de abandono. Graças a essa busca ativa, esse percentual diminuiu neste ano – em meados de dezembro de 2020, o índice estava em torno de 12%.

As ações de busca ativa acontecem por meio de telefonemas, envio de carta registrada, comunicação por meio de WhatsApp, até a visita domiciliar, quando já há envolvimento direto de uma equipe de mediadores, da Secretaria Municipal de Educação, de modo a acessar outras instâncias de serviços públicos, no intuito de localizar, por meio de cadastros e banco de dados, famílias com maior dificuldade de acesso e que eventualmente estejam acessando outro serviço público.

Para potencializar as ações de busca ativa, foi instituído o “Programa mapAtivo: Comunidade Educadora”, desenvolvido em parceria com o Instituto Cultiva e que prevê a realização de visitas domiciliares, restabelecendo o contato direto da escola com as famílias, contribuindo para o diálogo em favor do bem-estar dos estudantes, inclusive com o fortalecimento do diálogo intersetorial para o melhor atendimento. O foco são estudantes em situação de maior vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso às ferramentas tecnológicas e aos ambientes virtuais de ensino.

As famílias ainda podem optar pelo ensino remoto e a oferta das atividades escolares é assegurada aos estudantes por meios físicos impressos ou por meios eletrônicos considerando os dados do Mapa Socioeducativo construído em cada escola, com o grande desafio de encontrar formas mais eficazes de comunicação com os estudantes e suas famílias, conforme as necessidades e possibilidades específicas.