9 June 2017 -
No dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, dia 12 de junho, próxima segunda-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, realiza intervenção interativa com a participação de jovens, na Praça Sete de Setembro, centro da capital, para conscientizar a população sobre a importância de não comprar produtos vendidos por crianças e adolescentes nos sinais de trânsito, bares e avenidas da cidade.
A ação será realizada a partir das 14h, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Rio de Janeiro, e contará com a apresentação de tambores do “Projeto Juventude e Polícia”, da Polícia Militar de Minas Gerais. Na ocasião, atores e mobilizadores convidarão os transeuntes a participarem do “Jogo da Proteção”, que é uma atividade recreativa com grandes cartas ilustradas sobre os mitos que envolvem o trabalho infantil. Em versão menor, o jogo será distribuído ao público gratuitamente. A ideia é alertar pessoas de diferentes faixas etárias, utilizando uma linguagem lúdica e divertida, sobre os malefícios causados a crianças e adolescentes submetidos ao trabalho.
Durante todo o mês de junho, todos os 34 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e as regionais administrativas da cidade terão atividades da “Campanha de Combate ao Trabalho Infantil”, utilizando o “Jogo da Proteção”. A brincadeira facilita o debate sobre as responsabilidades inerentes aos adultos e que são atribuídas a crianças e adolescentes, impactando no seu desenvolvimento saudável. Estudos comprovam que o trabalho infantil provoca a queda no rendimento escolar ou até mesmo o abandono dos estudos. Além disso, expõe meninos e meninas a diversas formas de violências físicas, psicológicas e sexuais, comprometendo seu futuro.
Serviço
Dia de Combate ao Trabalho Infantil
Data: 12 de junho
Horário: 14h
Local: Praça Sete de Setembro (entre Avenida Afonso Pena e Rua Rio de Janeiro – Centro)