Pular para o conteúdo principal

Brasileirão Feminino Sub-17 marca reabertura do Campo do Betânia
Marcia Barroso/PBH

Brasileirão Feminino Sub-17 marca reabertura do Campo do Betânia

criado em - atualizado em

Revitalizado por meio do projeto Várzea Viva, da Prefeitura de Belo Horizonte, o Campo do Betânia, que recebeu o nome de Estádio Osvaldo Faria, foi palco, nesta segunda-feira (13), da abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-17, com o jogo Atlético x Flamengo.

Belo Horizonte foi selecionada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para sediar o Campeonato, viabilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, com o apoio da Federação Mineira de Futebol. A secretária municipal de Esportes e Lazer, Adriana Branco, coordenou o processo que resultou na vinda da competição para BH. “É importante registrar que Belo Horizonte vai receber 16 equipes, sendo 15 equipes de fora, mais a equipe do Atlético, então estamos com as delegações chegando, movimentando BH, a rede hoteleira e toda a economia da cidade. O espaço aqui está muito bacana, o Campo do Betânia está sendo reinaugurado hoje e acho muito positivo como forma de divulgar a modalidade feminina, com o Sub-17”.

Adriana Branco faz questão de agradecer o empenho do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, ao incentivar a modalidade esportiva e possibilitar que Belo Horizonte fosse definida como cidade-sede do campeonato. “Não posso deixar de registrar o empenho do prefeito Fuad Noman, que foi quem entendeu, acreditou e deu força para a Secretaria trazer esse campeonato para Belo Horizonte. Agradecemos também ao presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, que abraçou a ideia e pleiteamos junto a CBF que o torneio fosse feito aqui, pela primeira vez. Quero agradecer também, ao Marcus Salum, presidente do América, que entendendo a importância desse campeonato cedeu o Independência para a realização da final, no dia 25.  Todos os esforços são importantes para a divulgação do futebol feminino, e quem sabe sair daqui, a exemplo da jogadora Marta, grandes atletas que serão reveladas para o Brasil e até para a Copa do Mundo em 2027”. 

A secretária Adriana Branco, destacou o trabalho dos servidores da SMEL, para a realização dos jogos nos equipamentos da Prefeitura. “Um agradecimento especial aos servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que se empenharam para que tudo corresse bem, possibilitando a realização dos jogos no Campo do Betânia e no Arena Morro das Pedras, onde estão as comunidades no entorno e o acesso para as famílias e amantes do futebol”.

Popularmente conhecido como Campo do Betânia, o Estádio Osvaldo Faria e o Arena Morro das Pedras são equipamentos esportivos incluídos no Várzea Viva, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com a finalidade de viabilizar a revitalização e a requalificação dos campos municipais. Os campos são reestruturados com instalação de grama sintética e iluminação de LED, projeto paisagístico, reforma e ampliação de arquibancada, vestiário e alambrado. O Várzea Viva é um programa executado em parceria com a iniciativa privada e já conta com nove campos contemplados, beneficiando as comunidades de todas as regionais da cidade. 

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-17

Além do jogo de abertura entre Atlético e Flamengo, o Campo do Betânia recebe os seguintes jogos, nesta segunda-feira:  São José-SP X Ceará; Internacional X JCF/AM; Santos X Athlético do Paraná; Corinthians X Minas Brasília-DF; Grêmio X Bahia; Ferroviária-SPX Real Brasília-DF; São Paulo X Cresspom/DF.  Os primeiros colocados de cada grupo seguem para as semifinais.  A final será disputada no estádio Independência, no dia 25 deste mês.