Pular para o conteúdo principal

Blocos se apresentam no último fim de semana de carnaval
Foto: Léo Lara

Blocos se apresentam no último fim de semana de carnaval

criado em - atualizado em

A folia em Belo Horizonte ainda não acabou. Neste sábado (25) e domingo (26), 24 blocos de rua se apresentarão na capital.  O presidente da Belotur, Gilberto Castro, faz um balanço da festa até aqui. “O resultado tem sido super positivo, conseguimos colocar o nosso planejamento em prática e entregar um carnaval seguro, feliz, que gera emprego e renda. Enxergamos diversos avanços e sabemos que melhorias também são bem-vindas. Vamos trabalhar para melhorar cada dia mais a entrega do Carnaval para a cidade. Mas tem folia até domingo para quem ainda quer curtir este ano”. 

 

No sábado, o dia começa com o bloco ZiriGGYdum Stardust, que traz clássicos de David Bowie com uma roupagem de carnaval. “Heroes” ganha uma batida de xote, “Modern Love” vira um grande samba, “Lets Dance” reforça a pegada funk. O bloco ainda presta homenagens a outros grandes artistas, como Prince, George Michael, Cranberries e Radiohead. A concentração será na rua David Campista, 42, Floresta, às 10h.

 

Mais tarde, a partir das 13h, é a vez do Bloco Encantado, que se reúne na rua Dona Maria Ignez, 204, também no Floresta. O cortejo tem como base musical o Maracatu de Baque Virado e diversos outros ritmos da cultura popular afro-brasileira. Ele foi criado por Alcione Oliveira e é uma ramificação do Coletivo Couro Encantado, grupo musical e de pesquisas percussivas na cultura popular.

 

No Buritis, o último sábado de folia fica por conta do bloco Inimigos do Fim, que se bconcentra a partir das 15h30 na rua Marco Aurélio de Miranda, 402. O cortejo tem como objetivo levar lazer, diversão e entretenimento às famílias do bairro. No repertório, muita marchinha, samba e MPB.

 

O domingo começa ao som da Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel. O Lua de Crixtal toca músicas da infância dos anos 80 e 90 e conta com uma ala de circo que apresenta intervenções ao longo do cortejo, alegrando os foliões. O bloco se reúne às 10h na rua Conselheiro Rocha, 1605, na Vila Dias.

 

No mesmo horário, se concentra na rua Itapecerica, 303, o Ressaca de Carnaval da Lagoinha. A proposta do cortejo é reunir coletivos culturais, comunidade e os blocos O Leão da Lagoinha, Afoxé Ilê Odara e Orisamba em um encerramento do carnaval da região.

 

Para encerrar o domingo, o bloco Filhas de Clara faz o seu segundo desfile. A concentração começa às 15h na avenida Clara Nunes, no Renascença. O cortejo reúne apenas mulheres artistas como Aline Calixto, Julia Tizumba, Tia Elza, Alcione Oliveira, Maria Elisa Pompeu, Analú Braga entre outras que compõem a banda. O intuito do bloco é manter viva a memória da cantora Clara Nunes. 

 

Carnaval  2023

 

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.