Pular para o conteúdo principal

Bloco de Carnaval
Foto: Bruno Figueiredo

Blocos de carnaval participam de palestra sobre proteção e medidas de segurança

criado em - atualizado em

A subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte e a Belotur, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Cemig, realizam no dia 1º de fevereiro, das 18h30 às 22h, palestra sobre proteção e medidas de segurança para os representantes dos Blocos de Rua do Carnaval de Belo Horizonte. O encontro será no prédio da Prefeitura, na avenida Afonso Pena, 1.212, no Centro.

 

Dentre as iniciativas que serão apresentadas estão a campanha "Segurança com a Rede Elétrica Durante o Carnaval", organizada pela Cemig, o envio de SMS pela Defesa Civil para alertas e recomendações e as principais medidas de segurança indicadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para concentrações, deslocamentos e dispersão dos blocos carnavalescos em vias públicas.

 

A Defesa Civil apresentará na palestra a ferramenta de envio de SMS para alertas e recomendações. Uma forma de garantir a segurança dos foliões, avisando com antecedência sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e outros fenômenos meteorológicos.

 

Para se cadastrar no serviço gratuito, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua (ou rua onde o bloco vai desfilar) para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. Em Belo Horizonte, cerca de 360 mil pessoas utilizam a ferramenta. É possível também acompanhar os alertas e recomendações pelo Instagram, Twitter, Facebook, e Telegram. Basta buscar defesacivilbh nos canais.

 

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Waldir Figueiredo, o envio dos alertas durante o carnaval vai ajudar na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população. “O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas. A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica.

 

A Cemig dará recomendações sobre os riscos de choque devido ao contato de materiais metálicos de trios, alegorias e enfeites com a rede elétrica. Eles podem causar curto-circuito e até mesmo rompimentos de cabos da rede de distribuição, gerando situações perigosas, como fios energizados e incêndios.

 

“A Cemig, atenta para a segurança em relação à eletricidade, trabalha para alertar a população quanto aos cuidados com a rede elétrica durante a realização dos eventos carnavalescos. A Belotur está coordenando toda a movimentação do Carnaval e a Cemig faz a sua parte, realizando um grande trabalho para garantir a segurança de todos, em um esforço conjunto para que este Carnaval ocorra da forma mais segura possível”, conta o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares.

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais dará orientações para os responsáveis pelos blocos de carnaval sobre os principais critérios de segurança. O momento também será utilizado para compartilhar lições aprendidas em edições anteriores da festa, focadas na garantia à proteção da vida humana e do patrimônio contra o risco de incêndio.

 

“Essa ação permite o nivelamento do conhecimento quanto às medidas de segurança para concentrações, deslocamentos e dispersão dos blocos carnavalescos em vias públicas. Buscamos elevar o nível de atenção dos organizadores e responsáveis pelos blocos para que a segurança dos foliões seja responsabilidade de todos”, define a capitã Luciana Procópio, chefe da comunicação do Batalhão Carnaval.

 

Serviço: 

Palestra sobre proteção e medidas de segurança para representantes dos blocos de carnaval

Data: 01/02

Horário: das 18h30 às 22h

Local: Prefeitura de Belo Horizonte - Avenida Afonso Pena, 1212, no Centro.