Pular para o conteúdo principal

Bicicletas elétricas somam mais de 60 mil viagens registradas em Belo Horizonte
Foto: Amira Hissa/PBH

Bicicletas elétricas somam mais de 60 mil viagens registradas em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Em quatro meses de implantação, foram registradas mais de 60 mil viagens com as bicicletas elétricas compartilhadas em Belo Horizonte – uma parceria da Prefeitura com a Tembici. A distância percorrida pelos ciclistas somou 145 mil quilômetros, o que corresponde a quase quatro voltas ao redor do mundo. O uso das bikes proporcionou uma redução de emissão de mais de 10 toneladas de CO² que seriam dispensados na atmosfera.

Quando comparados os dois primeiros meses do projeto com os dois últimos, há um aumento de mais de 105% no número de deslocamentos feitos em Belo Horizonte.

As estações do bike Belo Horizonte com mais retiradas e devoluções  até o momento são:  MOVE Rio de Janeiro, Praça Floriano Peixoto e Estação Central - Praça Rui Barbosa, estações estrategicamente localizadas a importantes conexões com transporte público, evidenciando a importância da integração modal entre bikes compartilhadas e demais transportes.

Bike Elétrica

Belo Horizonte foi a primeira cidade da América Latina a contar com um sistema de bicicletas compartilhadas com estações fixas, inteiramente elétrico. Além de ser um meio de transporte  totalmente sustentável, a bike elétrica proporciona deslocamentos mais longos e por relevos mais acidentados, como o da capital, exigindo menor esforço de quem pedala.

As bikes de Belo Horizonte são robustas e desenvolvidas especificamente para sistemas de compartilhamento e isso influencia diretamente na segurança e conforto dos ciclistas. As bicicletas contam com autonomia de funcionamento de 100 quilômetros  e tecnologia de estações carregadoras, garantindo que as bikes sempre circulem com capacidade para diversos trajetos.

Economia no bolso

Além da economia de tempo e maior qualidade de vida, andar de bike também é benéfico para o bolso. De acordo com estudos de mercado feitos pela Tembici, um trajeto diário de 5 km, por exemplo, sai por mais de R$ 980 no mês quando feito de carro. Com bikes compartilhadas, o custo mensal é de  R$ 24,90.

Belo Horizonte conta com 33 estações ativas (veja o mapa) e 135 bikes elétricas. Para utilizar as bicicletas, basta baixar o aplicativo Tembici, realizar um cadastro, selecionar Belo Horizonte como a cidade de operação, localizar a estação mais próxima e adquirir um plano para desbloquear a bicicleta por meio de um QR Code. Após a utilização, a bicicleta deve ser devolvida em uma das estações disponíveis.