5 November 2024 -
Desta quinta-feira (7) a sábado (9), a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) abre as portas para a “2ª Mostra Era Uma Vez de Narração de Histórias”. Nesta edição, que traz o tema “Um passeio histórico pela literatura infantil e juvenil”, a homenageada será a escritora e professora mineira Maria Antonieta Cunha – referência na literatura brasileira para a infância e para a juventude e ex-secretária municipal de Cultural de Belo Horizonte –, que participará da conferência de abertura do evento. Estão programadas atividades de narração de histórias para crianças, jovens e adultos, rodas de conversa, apresentação do Coral dos Desafinados, além da apresentação “Tindolelê de Histórias”, de Pierre André, com intérprete de Libras. O encerramento do evento contará com a apresentação da Águida Alves e os Arautos da Poesia.
Para as rodas de conversa, será necessário inscrição prévia, que pode ser realizada on-line. Já as escolas que tiverem interesse em agendar a participação de alunos nas atividades de narração de histórias devem preencher este formulário.
Políticas públicas para a leitura, literatura, livro e bibliotecas
A “Mostra Era Uma Vez de Narração de Histórias” tem como objetivo celebrar o trabalho dos contadoras e contadores de história da cidade que se reúnem todas as sextas-feiras na BPIJ-BH. O evento integra o projeto “Promoção da Leitura” e tem como parceiro o Grupo Voluntário de Contadores de Histórias. Por meio de atividades literárias variadas, o projeto visa despertar e aumentar o interesse na leitura e na escrita, fortalecendo também a valorização e a democratização da literatura. As atividades são para todas as idades e ocorrem nas bibliotecas dos Centros Culturais de Belo Horizonte.
Estas são algumas das ações decentralizadas da Prefeitura de Belo Horizonte, realizadas por meio das políticas públicas de leitura, literatura, livro e bibliotecas, coordenadas pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e vinculadas, principalmente, à rede de 22 bibliotecas, distribuídas pelas 9 regionais da cidade.
A rede oferece para toda a população, gratuitamente, jornais e revistas para leitura local, empréstimo de livros e gibis, apoio à pesquisa escolar, acesso à internet, oficinas literárias, lançamentos de livros, narração de histórias, visitas mediadas, rodas e clubes de leitura.
Um importante avanço para o setor foi a recente aprovação do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas (PMLLLB-BH), estratégia que visa fortalecer essa política pública por um período de 10 anos. O PMLLLB-BH contempla os mais distintos entendimentos e práticas para a promoção da leitura e escrita e a formação de leitores, tendo a alfabetização como uma das preocupações iniciais desse processo, estabelecendo diálogo com outras linguagens artísticas e abrangendo as múltiplas expressões culturais brasileiras. O plano tem como objetivo criar condições sociais, culturais e materiais para a população belo-horizontina ter acesso autônomo ao conhecimento produzido e registrado pela escrita ao longo do tempo e do espaço, como elemento de fortalecimento da cidadania.
Sobre Maria Antonieta Cunha
Reconhecida como uma das maiores referências da literatura infantil e juvenil no Brasil, Maria Antonieta Antunes Cunha construiu uma carreira dedicada à literatura e à educação. Formada em Letras Neolatinas, com mestrado e doutorado em Letras pela UFMG, Maria Antonieta Antunes Cunha fundou, em 1980, a Editora Miguilim e criou vários projetos de edição de livros para crianças e jovens. Por duas vezes, integrou o júri do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infanto-juvenil. Maria Antonieta também é organizadora dos volumes da coleção “Crônicas para Jovens”, da Editora Global, composto por obras de autores como Ignácio Loyola Brandão, Marcos Rey, Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Rubem Braga.
A BPIJ-BH
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) foi criada em fevereiro de 1991. Ao longo dos anos, este espaço se consolidou como referência no atendimento a crianças e jovens, bem como ao público em geral, além de ser local de referência para pesquisadores em literatura, educação, artes e outros. Atualmente, a biblioteca funciona no prédio do Centro de Referência da Juventude – CRJ, que fica na Zona Cultural Praça da Estação.
A BPIJ-BH oferece à população empréstimo de livros e gibis, espaço para leitura local, oficinas literárias, rodas de leitura, narração de histórias, saraus, encontros com autores e autoras, debates sobre temas diversos que tenham no horizonte a ampliação de liberdades.
Serviço
“2ª Mostra Era uma vez de narração de histórias” | Um passeio histórico pela literatura infantil e juvenil
Data: desta quinta-feira (7) a sábado (9)
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH)
Rua Guaicurus, 50 - Centro
Programação completa
Quinta-feira (7)
14h – Narração de histórias com Maria Teresa Andrade, Marília de Oliveira e Wilds Avelino
Público: crianças
16h – Roda de Conversa “O repertório do contador de histórias”, com Reni Tiago, Bárbara Amaral e Maria Célia Nunes (mediadora).
Discussões sobre a construção do repertório do narrador de histórias, considerando ética, diversidade cultural além de outros temas e, ainda, refletir sobre em que medida essa realidade impacta a escolha desse repertório.
19h | Conferência de Abertura com Maria Antonieta Cunha (homenageada da edição)
20h | “Tindolelê de Histórias”, com Pierre André (com intérprete de Libras)
Público: jovens e adultos
Sexta-feira (8)
10h – Narração de histórias com Cida Quille, Rosi Amaral, Laura Aparecida da Silva e Terezinha Paes
Público: crianças
11h – Roda de conversa “Todo tema cabe na literatura infantil e juvenil?”, com Elizete Lisboa, Daniela Figueiredo e Paixão Sessémeandê (mediadore)
Reflexões sobre uma ética para nortear a criação artística e a abordagem temática na literatura para crianças e jovens para que todo e qualquer tema possa ser abordado, entendendo que é preciso protegê-los em suas experiências estéticas.
Público: jovens e adultos
14h – Narração de histórias, com Marly Rezende, Marli Mariani e Mirian Lázara da Rocha
Público: crianças
16h – Roda de conversa “A Primeira Infância na contação de histórias”, com Juliana Daher, Érica Lima e Rosi Amaral (mediadora)
Discussões sobre especificidades e desafios da literatura e das práticas de narração de histórias para pequenos leitores.
Público: jovens e adultos
19h – Narração de histórias, com Maria Célia Nunes, Joana Silveira, Estene Maria Martins e Cida Alves
Público: jovens e adultos
20h – Apresentação do Coral dos Desafinados
Público: livre
Sábado (9)
10h – Narração de histórias com Juliana Anselmo, Marilda Veloso e Verusca e seu fusca
11h: Encerramento: Águida Alves e os Arautos da Poesia
Público: livre