Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH promove oficinas durante o período de férias
Foto: Ricardo Laf

Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH promove oficinas durante as férias

criado em - atualizado em

Acompanhando a programação de férias dos equipamentos culturais realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) oferece, durante o mês de janeiro, um calendário especial com diversas oficinas literárias gratuitas para crianças e as famílias. As atividades fazem parte do projeto Promoção da Leitura, da Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita, que integra a Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura. Entre os destaques estão leituras compartilhadas, narração de histórias e oficinas literárias. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 31 de janeiro, sem necessidade de inscrições prévias. Mais informações disponíveis no Portal Belo Horizonte.

 

Programação Completa

 

Abrindo a programação de férias, no dia 17 de janeiro, às 14h30, a BPIJ-BH oferece a oficina “Um Menino Pé Tá Aqui, Pé Tá Acolá!”, voltada para as crianças e suas famílias. A atividade apresenta ao público infantil comportamentos ancestrais, que estimulam verbalizar e criar artisticamente as brincadeiras. Já para os adultos é uma chance de rememorar as recreações e traquinagens da infância.

 

No dia 20, às 14h30, a oficina “Surfando nas Letras” convida os participantes a realizar uma leitura compartilhada do livro Capitão Mariano o Rei do Oceano, de Maurício Veneza. Leitores e leitoras serão provocados para que possam construir saídas triunfais dos episódios de risco descritos na narrativa. As criações, que poderão ser ilustradas, deverão ser lidas, apresentadas e audiodescritas.

 

A biblioteca também recebe contadoras de histórias que estimulam leitores e leitoras a reencontrar as narrativas tradicionais, como as fábulas e os contos de fadas. A “Manhã Encantada”, será um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias e leituras compartilhadas, nos dias 21 e 28 de janeiro, sábados, às 10h30.

No dia 24 de janeiro, às 14h30, acontece uma leitura compartilhada do poema Papai está resfriado, de Sérgio Caparelli, seguida de bate-papo sobre os acontecimentos da narrativa e a criação de situações em que as manifestações do corpo causarão acontecimentos fenomenais, na oficina “Espirros, Flatos e Outros Ruídos que Causam Confusão”.

 

Também em formato de bate-papo, no dia 27 de janeiro, às 14h30, a oficina “Árvore de Travessuras”, promove a leitura dos livros A árvore generosa é A parte que falta, de Shel Silverstein acompanhada de trocas de experiências entre os pais e as crianças, e uma proposta de criação, a partir das narrativas.

 

No dia 31 de janeiro, às 14h30, após a leitura do livro Pra saber voar, de Ana Terra, a oficina “Viajante nas Alturas” estimula o público a criar e ilustrar outras imagens, a partir da narrativa.

Por fim, toda terça-feira, às 10h, tem a “Prosa poética - Oficina de escrita criativa”, uma oportunidade para escritores aprendizes, jovens e adultos, exercitarem sua criatividade, além de trocar experiências. Às quintas-feiras, 14h30, há encontros para leituras públicas de livros do acervo na “Quinta leitura”.

 

Serviço

Programação de Férias - Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

Rua Guaicurus, 50 - Centro, Belo Horizonte

De 17 a 31 de janeiro