Pular para o conteúdo principal

cerca de dez pessoas participam da roda de leitura, na biblioteca do Museu da Moda
Foto: Maria Ribeiro/PBH

Biblioteca do Museu da Moda promove encontros mensais de leitura

19/02/2019 | 17:00 | atualizado em 19/02/2019 | 17:00
O Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) é um marco para o reconhecimento da moda como bem cultural da capital e patrimônio nacional, por ser o primeiro museu público do Brasil sobre o tema. Além das exposições, o museu abriga uma biblioteca e oferece diversas atividades que promovem conhecimento e aprofundamento das discussões sobre moda, comportamento, economia criativa e outros assuntos. Entre as atividades merece destaque a Roda de Leitura.

 

A Roda de Leitura é um encontro coletivo mensal de incentivo à leitura por meio da difusão de autores e livros pertencentes ao acervo da biblioteca do MUMO. A atividade vem proporcionando debates muito empolgantes, segundo a bibliotecária do museu e idealizadora do projeto, Maria do Carmo Costa e Silva. “Os participantes são organizados em roda e, após as palavras do organizador, a leitura se inicia. Cabe a cada um dos presentes, a leitura em voz alta de trechos ou poemas”, detalha.

 

Liziane Fernanda Silveira, 25 anos, estudante de Museologia, moradora do bairro Cachoeirinha, valoriza a Roda de Leitura tanto como forma de acesso às obras fundamentais, quanto para socializar e se entreter. “Para mim, a importância da Roda está no acesso ao material literário de grandes escritores. Além disso, me faz sentir prazer na leitura. Gosto de participar pela possibilidade de interagir com novas pessoas e descobrir noivos escritores”, declara.

 

A bibliotecária Maria do Carmo ressalta a pluralidade de conteúdos. “A variação temática quase sempre está relacionada a algum autor, data comemorativa, programação do museu, assuntos universais e pertinentes ao momento atual”. Ela também fala sobre o engajamento do público de forma geral em, aproximadamente, 50 edições já realizadas. “A média é de 15 participantes em cada edição. E o público varia muito em resposta à divulgação e ao tema. O mais marcante foi o de 50 anos da Ditadura Civil Militar no Brasil”, destaca.

 

Wanda Lúcia Garcia da Silva, 55 anos, moradora do bairro Novo Progresso, em Contagem, é frequentadora do espaço e vê na Roda de Leitura uma boa oportunidade de aprender e comunicar. “A comunicação promove a união entre os participantes, onde aprendemos uma linguagem de forma mais rica, mais clara e objetiva. Ao participar, tive a oportunidade de conhecer vários livros”, salienta. 

 

Nesse sentido, percebe-se como a leitura em grupo é também um elemento que fortalece a ideia de comunidade, pertencimento e troca social. A diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, Letícia Dias Schirm, chama a atenção para essa característica da atividade. “Entre as iniciativas de incentivo à leitura que acontecem na Biblioteca do Museu da Moda de Belo Horizonte, a Roda de Leitura talvez seja uma das mais importantes. Além de fomentar a literatura, promove a convivência entre os frequentadores da biblioteca”, afirma.

 

Próxima edição

A próxima edição da Roda de Leitura tem como tema “Esquenta de Carnaval”, com a leitura dos contos "Meu Carnaval", de Lima Barreto, e "O bebê de tarlatana rosa", de João do Rio. O encontro será no dia 27 de fevereiro, quarta-feira, às 15h, e é voltado para o público jovem e adulto. Entrada gratuita.

 

Museu da Moda de Belo Horizonte - MUMO

Rua da Bahia, 1.141, Centro

Telefone: (31) 3277-4384 || E-mail: mumo.fmc@pbh.gov.br

Funcionamento: terça a sexta, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 14h.

 

19/02/2019. Biblioteca do Museu da Moda promove encontros mensais de leitura. Fotos: Maria Ribeiro/PBH