Pular para o conteúdo principal

BHtrans renova frota de viaturas
Foto: PBH/ Divulgação

BHTrans renova frota de viaturas

criado em - atualizado em

A BHTrans recebeu nesta semana 76 novos veículos (2 caminhões e 74 veículos Ônix, Saveiro e S10 cabine dupla) que substituíram toda a frota operacional da empresa. As antigas viaturas foram trocadas por modelos mais modernos, confortáveis e adequados ao serviço. Os veículos auxiliam nas operações de trânsito e transporte e realizam rotas de monitoramento na cidade e vão atuar diretamente nas ações para o Carnaval Belo Horizonte 2023. 

 

Os agentes da BHTrans foram consultados durante a escolha dos veículos da nova frota para que eles fossem adequados às necessidades de cada atividade. Uma área que atua diretamente no plano de contingência das chuvas, por exemplo, recebeu novas caminhonetes com maior capacidade de carga para transportar todo o equipamento necessário para a operação.

 

Rotas de monitoramento 

 

As viaturas destinadas às rotas de monitoramento possuem equipamentos de apoio como kit básico de sinalização - cones, cavaletes, map systems (canalizadores de tráfego, usados sob demanda) e sinalização de regulamentação -, rádio de transmissão, giroflex, GPS e sacos de serragem, para casos de derramamento de óleo na pista. 

 

As rotas são atividades executadas por agentes que percorrem o sistema viário com o objetivo de identificar ocorrências e adotar medidas para restabelecimento das condições de segurança, fluidez e acessibilidade da via. Elas são realizadas diariamente, em trajetos pré-programados nos principais corredores de trânsito de todas as regiões da cidade e verificam parâmetros de velocidade operacional, desempenho do plano semafórico, acidentes, obras e eventos que necessitem do apoio dos agentes da BHTrans.