Pular para o conteúdo principal

Avenida ampla com faixa para carros e outra faixa esclusiva para ônibus do MOVE
Foto: Divulgação/PBH

BHTrans reforça que a liberação de tráfego não inclui MOVE

09/08/2017 | 16:37 | atualizado em 11/08/2017 | 09:29

A BHTrans reforça que a liberação para o tráfego de todo tipo de veículo, aos fins de semana, é apenas nas faixas exclusivas dos ônibus. Nos corredores do MOVE, a proibição continua. De acordo com o superintendente de operações da BHTrans, Fernando Pessoa, os testes de liberação das faixas exclusivas acontecem em função da demanda menor dos ônibus nos fins de semana. “Durante os testes iremos monitorar e avaliar as condições de segurança dos veículos que acessam as faixas liberadas e o impacto no embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo”, afirmou Fernando.

 

AVENIDA VILARINHO

 

Desde o início dos testes de liberação das faixas exclusivas de ônibus para o tráfego misto, no dia 24/6, agentes da BHTrans monitoram e avaliam as faixas liberadas e as pistas/faixas que não estão liberadas. Constatou-se que alguns motoristas transitaram, talvez por engano, nas faixas exclusivas da Avenida Vilarinho. Diante disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, por meio da BHTrans, vai cancelar as notificações realizadas pelos equipamentos de fiscalização eletrônica de invasão de faixa de ônibus na Avenida Vilarinho no período entre 24/6/2017 e 6/8/2017. Depois deste período estarão valendo as autuações.

 

Já foram implantadas faixas de pano para reforçar a orientação sobre a proibição de circulação de veículos mistos (carros, motos e caminhões) nas faixas exclusivas de ônibus na Avenida Vilarinho. Agentes da BHTrans continuam monitoram a via e orientando os motoristas na região.

 

LIBERAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE ÔNIBUS

 

Os veículos podem transitar nas faixas aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados durante o dia todo. Os testes começaram no dia 24/6 e irão durar 90 dias, de acordo com esta publicação no Diário Oficial do Município. 

Confira as faixas exclusivas liberadas para o trânsito misto nos fins de semana (sábados a partir das 14 horas e aos domingos e feriados durante o dia todo):

- Avenida Augusto de Lima, entre Rua Curitiba e Avenida João Pinheiro, neste sentido;
- Avenida Augusto de Lima, entre Avenida João Pinheiro e Rua São Paulo, neste sentido;
- Avenida Cristiano Machado, entre Anel Rodoviário e Avenida Vilarinho;
- Avenida Dom Pedro II em toda sua extensão;
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre Rua Valparaíso e Avenida do Contorno, neste sentido;
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre Rua Outono e Rua Valparaíso, neste sentido;
- Avenida Pres. Carlos Luz, em toda a sua extensão;
- Avenida Prof. Alfredo Balena, entre Rua Padre Rolim e Praça Hugo Werneck, neste sentido;
- Avenida Prof. Alfredo Balena, entre Praça Hugo Werneck e Rua Pernambuco, neste sentido;
- Rua Goiás;
- Rua Padre Belchior, entre Avenida Amazonas e Rua Curitiba, neste sentido;
- Rua Padre Belchior, entre Rua São Paulo e Rua Curitiba, neste sentido;
- Avenida João Pinheiro, entre Rua dos Guajajaras e Rua Goiás, neste sentido.

 

Pistas e faixas exclusivas

 

De acordo com definição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

- pista significa parte da via utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais;

- e faixa é qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

 

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA – Os equipamentos de fiscalização eletrônica de invasão das faixas exclusivas para ônibus não irão autuar os veículos que trafegarem nas faixas citadas acima durante o horário de liberação aos fins de semana.

 

SEGURANÇA – Motoristas e pedestres devem ficar atentos à nova circulação do trânsito misto nas faixas exclusivas. Agentes da Unidade Integrada (BHTRANS, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão monitorar o trânsito e garantir a segurança nos locais da liberação das faixas.