Pular para o conteúdo principal

banner com escrito "no trânsito, a gentileza sempre tem preferência. Com respeito, todos andam bem. Semana Nacional do Trânsito ; 18 a 25 de setembro." logo BHTrans e Prefeitura de BH

BHTrans promove ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

criado em - atualizado em

A BHTrans, em parceria com diversas instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública além de empresas privadas, promove, a partir desta segunda-feira, dia 17/9, as ações da Semana Nacional de Trânsito e da Semana da Mobilidade Urbana 2018. O objetivo desse trabalho conjunto é incentivar a reflexão e a adoção de comportamentos mais responsáveis no trânsito em motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Confira a programação:   


Campanha “Gentileza e Respeito no Trânsito” - A partir de 18/9, terça-feira, a BHTrans lança a campanha “Gentileza e Respeito no Trânsito”, com o objetivo de chamar a atenção para a importância dessas duas atitudes, que propiciam um ambiente urbano mais pacífico e contribuem para a redução de acidentes. Foram criados banners para totens dos abrigos de passageiros do transporte coletivo, um filme ser veiculado na TV Frontti, dentro dos ônibus, além de publicidade na parte traseira dos ônibus. Na primeira quinzena de outubro, a campanha será veiculada no Jornal do Ônibus.


17 a 21/9 - Exposição na Assembleia Legislativa - O material utilizado em aproximadamente 50 campanhas educativas de trânsito realizadas pela BHTrans estará em exposição em estande no saguão principal de entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Banners, camisetas, cartilhas, folhetos compõem a memória do que já foi produzido e que merece ser revisto. Quem passar pelo estande conhecerá a história das campanhas e os variados temas abordados.


17 a 21/9 - Cefet-MG [Apoio] - A Semana de Transportes e Trânsito, realizada pelo Cefet-MG, conta com a parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e da BHTrans, além de outros órgãos como a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia); o DEER-MG (Departamento de Edificações e Estadas de Rodagens de Minas Gerais); e a Transcon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem), entre outras organizações. A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e gincanas, no Auditório Campus I Cefet-MG. Mais informações: https://www.secipet.com/


18/9 - Dia Municipal do Agente de Trânsito - A BHTrans realiza uma campanha nas redes sociais para celebrar e mostrar a importância dos agentes de trânsito no dia a dia da mobilidade em Belo Horizonte.


18 a 21/9 - Blitz Educativa - Táxis nas faixas de pistas exclusivas de ônibus - A partir de terça-feira, dia 18/9, será realizada uma ação integrada da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar orientando taxistas sobre a utilização das pistas e faixas exclusivas de ônibus. A blitz educativa acontece até sexta-feira, dia 21/9, e os taxistas vão receber folhetos informativos e orientação dos agentes em quatro pontos da capital.  


19 a 21/9 - Abraciclo realiza Motocheck-up em Belo Horizonte [Apoio] - A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) com apoio da BHTrans, promove entre os dias 19 e 21 de setembro, das 8h30 às 16h30, a 23ª edição do MotoCheck-Up, maior programa setorial de vistoria gratuita de motocicletas da América Latina. A BHTrans e a Guarda Municipal vão expor, em um estande no local, materiais de campanhas voltadas para os motociclistas, entre elas a última ação desenvolvida, o concurso de frases O Motociclista e a Cidade, cuja premiação ocorreu no último mês de julho. O evento acontece na avenida Antônio Carlos, 4.233, no bairro São Francisco. Mais informações no site da Abraciclo.


19 e 20/9 - O Jovem e a Mobilidade - Na quarta e na quinta-feira, 19 e 20/9, a equipe BHTrans Educa vai ministrar palestras com o tema “O Jovem e a Mobilidade”, às 10h e às 14h, para estudantes do ensino médio que estão em aprendizado no Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM), na rua Josué Menezes, 240, Gameleira.


20/9 - Caminhada com estudantes - Estudantes do terceiro ano fundamental de uma turma do Colégio Loyola, que estão estudando variados aspectos da cidade, entre eles a mobilidade urbana, vão participar de uma ação educativa externa com os monitores do programa BHTrans Educa. Eles vão fazer uma caminhada no trecho de vias do Colégio até a Assembleia Legislativa, na quinta-feira, 20/9, a partir das 7h40.


No trajeto, eles vão atravessar a avenida do Contorno pela passarela de pedestres, andar por calçadas, realizar travessias em faixas de pedestres, aguardando o momento correto do semáforo aberto para o pedestre. Práticas e conceitos de segurança no trânsito e de questões de mobilidade urbana estarão sendo repassadas pelos monitores, professores e coordenadores que vão acompanhá-los. Na Assembleia, os alunos vão conhecer a exposição das campanhas educativas da BHTrans.



21/9 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 2º Seminário Internacional de Mobilidades Contemporâneas [Apoio] - Nos dias 21, 24 e 25/9 acontece o 2º Seminário Internacional de Mobilidades Contemporâneas, que conta com o apoio da BHTrans. No dia 21/9, o tema é “Rede e Agentes nas Cidades”. Nos dias 24 e 25/9, o tema é “A Acessibilidade na Busca de Cidades Inclusivas na América Latina”. Confira a programação.


25/9 - Dia do Trânsito